segunda-feira, 19 de abril de 2010

VIDEORREPÓRTERES E CARROS ANTIGOS EM ÁGUAS LINDÓIA, SP


Os blogs "Diário de um Videorrepórter", "Mural do Antena" e o programa "A Noite é uma Criança", da Band, estiveram com seus VRs na cidade de Águas de Lindóia para a cobertura do XV Encontro Paulista de Automóveis Antigos.




 

Na foto, de saída para o evento: Antenor Thomé (do "Mural"), Carol Thomé  (da "Band"), Duca Mendes (namorado da Carol) e eu, Paulo Castilho ("Diário de um Videorrepórter").


O evento é de encher os olhos, um prato cheio de boas imagens! A viagem até a cidade, que fica a 170 quilômetros da capital paulista, conhecida por suas estâncias hidrominerais,  vale até para quem não é apaixonado por carro, visto que entre as centenas de modelos muitos parecem verdadeiras obras de arte e encantam pela história e estado de conservação.


Para se ter uma ideia, no período de seis dias do evento (16 a 21 de abril) a população local salta de 16 mil habitantes para mais de 300 mil pessoas circulantes. A praça Ademar de Barros, a principal da cidade, vira um páteo de exposição a céu aberto com pelo menos 600 automóveis antigos para serem apreciados pelo público.

Andando pelo evento, depois de circular entre vários modelos do início do século passado, encontrei um dos destaques: o Kiblinger, modelo norte-americano fabricado em 1907. Tem rodas de madeira e lanternas a gás, com lugar para duas pessoas e um design bem diferente, sem capo para o motor - que ficava debaixo do chassi. Nem volante existia...

A entrevista com o proprietário do veículo do encontro está só no final do vídeo, mas vale o passeio até lá...



Desde quando foi fundado, o Encontro Paulista de Automóveis Antigos cresceu muito, como conta o diretor de Turismo de Águas de Lindóia, Anselmo Santucci: "Gente de todos os cantos vem para cá prestigiar nossa cidade, em especial nestes dias", completa.




Quem organizou as duas primeiras edições em 1995 e 1996 foi o atual prefeito, Martinho Antonio Mariano, que nos conta como tudo começou. "Tínhamos naquele tempo pouco mais de 30 carros para serem mostrados ao público. Hoje, eles incrementam muito a economia da nossa cidade.", conta.





Quem faz a organização hoje em dia é o simpático casal Nilson e Edenise Carratu, os dois apaixonados pelo antigomobilismo - nome que se dá para a coleção de carros antigos. O "Diário de um Videorrepórter" acompanhou toda a entrevista deles para a VR Carol Thomé, da Band


Colecionadores
Entre muitos colecionadores, escolhi dois em especial para colocar aqui.


Primeiro você vai conhecer o Sr. Airton , presidente do Clube do Carro do Piauí. Ele viajou quase 2700 quilômetros com o Beller verde, ano 1953, para chegar de Teresina a
Águas de Lindóia. 

Depois de conversar comigo, ele mostrou o carro por dentro.



Outro carro bem interessante no qual também pudemos entrar é a BMW Izetta 300, ano 1957, do seu Nelson Cintra, de S. Paulo. Um carro bem pequeninho, onde se entra pela porta da frente, a única do curioso veículo, que chamou a atenção durante o encontro. Quem sabe o modelo não inspira uma solução para ajudar no problema do trânsito de S. Paulo.



Personagem histórico da TV brasileira, o Vigilante Rodoviário também marcou presença. Com seu Sinca Chambord, da década de 50, ele trouxe muitas recordações para o público do encontro Paulista de Automóveis Antigos.



Elvis não morreu...
Num evento como este, em que se respira nostalgia por todos os cantos, a trilha sonora não poderia ser mais adequada: Elvis Presley. Não elel prórpio, é claro! Mas Elvinho, um dos melhores coveres do Rei do rock, que se apresentou na concha acústica da Praça Ademar de Barros, no domingo de tarde. A bateria do celular já estava acabando. Mas deu para registrar um trechinho da apresentação:


Vista Aérea

Do alto dá para ter uma noção maior de como o Encontro Paulista de Automóveis Antigos toma conta de Águas de Lindóia. Por isso eu, e os VRs Antenor e Carol Thomé embarcamos num sobrevôo de helicóptero (cortesia da Helicharter Táxi Aéreo)  para mostrar a praça Ademar de Barros repleta de veículos e pessoas.

O site da empresa é www.helicharter.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada Paulo, por nos mencionar!!!Sou esposa do Elvinho e ficamos felizes!
Um abraço!
Silvia
www.elviselvinho.com
(11) 9392-2519
(11) 9274-5484

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: