quarta-feira, 22 de junho de 2011

COMO COLOCAR UMA JANELA DE VIDEO EM SEU BLOG! - Aprenda a usar o link EMBED

Eu e todos os colegas da pós-graduaçã em jornalismo da ESPM teremos que criar e manter blogs, como tema da disciplina 'Informação e Comunicação Na Era Digital', do professor Caio Túlio Costa (na foto).

Gostem ou não, os alunos terão que se adaptar às novas ferramentas. Só que alguns ainda estão apenas no início desse caminho da estrada digital!!!

Dessa forma, acho que posso ajudar. Para isso, produzi o tutorial em vídeo abaixo para dar uma forcinha!

Notei que muitos estavam sugerindo links de vídeo publicados apenas como uma linha simples clicável no meio do texto. Porém, em tempos multimídia, o vídeo passa a ser uma ferramenta importantíssima na relação com a audiência.


O vídeo será uma ferramenta digital cada vez mais explorada, existem pesquisas a respito disso! O segredo é usar o chamado link Embed (também conhecido pelo botão Incorporar nas páginas de vídeo), na parte esquerda inferior da foto abaixo. Clique se quiser ampliá-la.

Inlcusive, eles ajudam na manutenção do tempo de audiência dos internautas dentro das publicações digitais. Afinal, o vídeo (quando bem feito, com atratividade e num tempo razoável) tem o poder de segurar a atenção bem mais do que o texto simples.

Convém dizer, sobretudo que se mal usado vira veneno e pode até afastar a audiência!!

A dica abaixo é bem simples e serve pra qualquer plataforma de blog (Blogger ou Wordpress, entre as mais conhecidas) e também para qualquer canal de vídeo na internet que tenha o chamado link 'Embed',  que gera o código que deve ser colado na mesma p´gina de texto em que você escreve em seu blog. Simples, né?

Creio que o vídeo abaixo vá te ajudar com algumas dicas extras. Veja:

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para este tema de tutorial para blogs? 

Mande a sua que eu faço o vídeo! Obrigado. Deixe seu comentário e volte sempre!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá Paulo,

Venho aqui fazer uma crítica construtiva. Sou estudante de jornalismo aqui em Porto Alegre, essa é minha segunda graduação. Já sou formado em Design e pós graduado em Comunicação online.
Eu e mais um grupo de colegas estamos estudando muito as redes sociais, compartilhamento de conteúdo e blogs. Fizemos uma grande pesquisa entre pessoas que tem se destacado nesse mundo online em diversos seguimentos.
Um colega viu a sua postagem e me mandou o link, nós já tinhamos analisado seu blog e a postagem de agora me fez escrever. Como sou muito "chato" resolvi te dar um toque porque vi que você se coloca como alguém de experiência no mundo dos blogueiros e isso é perigoso.
Sabemos da sua história na videorreportagem, mas o mundo da web é diferente e pelo seu próprio blog podemos afirmar que ainda está longe pra você dar dicas sobre esse canal.
Seu blog já está no quarto ano, mas os três primeiros não servem de parâmetro para os estudos porque não existia um exercício profissional de blogagem.
Venho aqui deixar uma dica: crie um foco para seu blog e faça nele aquilo que você se propõe a fazer.
Existem inumeros blogs de referência em diversas áreas: tem o Brainstorm 9 do Carlos Merigo, o Querido leitor da Rosana Hermann, o Mural do Antena do Antenor Thomé, o Dicas Blogger da Juliana Sardinha, O Diário de um repórter da Ariane Fonseca entre outros tantos premiados no Brasil e fora dele onde você pode encontrar boas referências para deixar seu blog mais profissional e ai sim dar boas dicas. Tô falando isso também porque a primeira referência que achamos sua foi no blog da ESPM e ficamos curiosos para conhecer o seu trabalho.
Vamos construir uma blogosfera melhor, mais profissional e verdadeira.

Abraços

Mauricio Jr./Porto Alegre

Paulo Castilho - Videojornalista disse...

Olá, Maurício!
Tudo bem?

Primeiro quero agradecer sinceramente pela atenção e gentileza em me escrever. Acho realmente que as suas considerações têm pertinência.

No entanto, gostaria de salientar que em nenhum momento eu me coloco como especialista em blog. Muito pelo contrário, sou um aprendiz interessado nessa área. Descul-eme se causou-lhe esta impressão. Gostaria de saber onde eu coloquei essa afirmação que você escreve em seu comentário!

De qualquer forma, achoque vale um esclarecimento a você para dizer que o post tutorial da janela de vídeo pelo link embed foi mais uma oportunidade de ajudar colegas próximos da pós em jornalismo que têm muito menos noção de uso das ferramentas do que eu.

Quanto ao perfil editorial, acho que devemos mesmo focar para ganhar reconhecimento da audiência.

Como o blog começou mesmo como uma espécie de diário das atividades que se relacionam no meu cotidiano, isso acaba ficando mesmo um pouco mais disperso.

Confesso que tenho pensado em maneiras de focar, sem perder o tom de diário: um desafio para mim.

Estava, inclusive com o Antenor Thomé, do blog mural do antena, em casa essa semana comentando sobre isso. Somos amigos há alguns anos e sempre trocamos figurinhas. Ele sim é mais referência do que eu nessa área, um cara generoso e boa praça, que tem conseguido sucesso em sua publicação digital.

To com você, apesar de ser "muito chato"(rsrs)!

Obrigado e volte sempre! Espero que consiga agradar minha audiência cada vez mais! Especialmente aquelas pessoas que têm a atenção de escrever e participar desse processo de descoberta e promoção de uma blogsfera melhor!

Abs
PC

Paulo Castilho - Videojornalista disse...

Detalhe: vc tem blog pra eu conhecer, Maurício? Manda o link por favor!

Anônimo disse...

Paulo, meu colega de sala, e pré-orientador de TCC... sua postagem foi muito util. E adorei o seu novo design. Ficou mais atrativo, e vejo que as fabulosas aulas do Profº Doutor Thomas Souto Correa foram bem úteis...Parabéns! Sou fã do seu trabalho! Sabe disso!

Débora Martins disse...

Valeu por mais essa dica! Abraços, Débora

Paulo Castilho - Videojornalista disse...

Legal, Débora!

Tenho visto que vc vem sempre ao blog. Obrigado!

Ajude a divulgar. Fico feliz que as dicas tenham sido úteis a vc e outras pessoas!

Att,
PC

Paulo Castilho - Videojornalista disse...

Sonia, querida, que boa notícia!!! Mais gente que gostou desse post!

A ideia foi usar a força do vídeo pra divulgar conhecimento, mesmo que blogar não seja a minha especialidade, to aprendendo!

Obrigado pelos elogios e volte sempre! Bj
PC

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: