Responda-me se for capaz:
- O que vai acontecer com o futuro do jornalismo?
Esta e outras perguntas (veja o vídeo ao lado) serviram de introdução para a aula aberta "O Futuro do Jornalismo e o Lugar do Jornalista no Futuro", ministrada pelo jornalista e professor Caio Tulio Costa, do curso de pós-graduação com ênfase em Produção Editorial, recém-lançado pela ESPM.
O evento - que aconteceu na noite desta terça-feira em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet - trouxe muitas perspectivas que nos ajudam a entender como a revolução digital está mexendo com as formas de produção e consumo de conteúdo para as novas mídias e qual o papel dos profissionais da informação neste novo contexto.
Sobre o Curso
Caio Túlio falou sobre as características do curso, que deve ter uma ênfase na prática focada no emergente mercado de jornalismo digital. Veja:
Blogs crescem mais que sites de jornalismo
Na guerra da disputa por audiência na internet, os dados apresentados impressionam !
No último ano, de acordo com o gráfico mostrado por Caio Túlio durante a palestra (veja vídeo ao lado), os blogs tiveram taxas mais expressivas de crescimento e visibilidade do que sites que fazem jornalismo online, como Globo.com e UOL, entre todos os outros.
A tendência, segundo Caio Túlio, é que nos tornemos cada vez mais instrumentalizados para trazer a notícia para o ambiente digital em formatos multimídia, repartindo nossa função social na formação da opinião pública com novos atores.
Um pouco de informação com bom humor...
Animaçãozinha que fiz com fotos tiradas durante a aula aberta, com contatos para mais informações sobre o novo curso de pós em Jornalismo da ESPM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário