sexta-feira, 16 de abril de 2010

FILMES DE MICHAEL MOORE E JOSÉ PADILHA NAS RETORSPECTIVAS DO TUDO É VERDADE 2010

Quem será o preferido?
Pra mim é difícil responder a esta pergunta

Gostei muito dos dois filmes,  exibidos nesta edição do Festival de Documentários Tudo é Verdade"Capitalismo, uma História de Amor", de Michael Moore (à esquerda.), e "Segredos da Tribo", de José Padilha (à direita).



Apesar das fotos que ilustram os diretores recebendo troféus (Moore em Cannes e Padilha em Berlim), nenhum deles faz parte da Mostra Competitiva, mas estão entre os documentaristas mais comentados nesta 15 edição do festival, que termina neste domingo e tem no sábado, às 20h30, a grande cerimônia de premiação no Espaço Unibanco de Cinema, na Rua Augusta..

Assim, peço licensa aos leitores-internautas para republicar mais abaixo o post daquele de sábado passado, a fim de que mais pessoas tenham acesso às informações e aos filmes, que considero imperdíveis!.

É um programão ótimo para o sábado de tarde e o que é melhor: "na faixa"!

Mas atenção: chegue com antecedência pois as filas foram grandes durante todo o festival - em especial nas sessões destes dois filmes.

Veja a agenda como horário das exibições:
REPRISES É TUDO VERDADE 2010 

Espaço Unibanco de Cinema Augusta – SP
18/04 - Domingo



15h00Capitalismo: Uma História de Amor / Capitalism: a Love Story / Michael Moore / EUA / 120min / 35mm 
17h00 Segredos da Tribo / José Padilha / Brasil – RJ / 94min / Digital 



Clique aqui para acessar o post  ou leia a publicação reeditada a seguir.


**********************************************************************************


Michael Moore e José Padilha são dois dos documentaristas que mais têm gerado  expectativa por seus filmes, em cartaz na edição deste ano do Festival Internacional de Documentários "Tudo é Verdade".

Foi o que deu para notar nas rodinhas de conversa, das sessões deste domingo no Espaço Unibanco, em plena rua Augusta.

Logo que cheguei, longas filas na porta. Conversei com gente que chegou com mais de uma hora de antecedência para conseguir ingressos. Resultado: lotação máxima da sala nos dois filmes, que foram anunciados pelo fundador do festival, Amir Labaki.

De fato! 









Como disse Amir, o filme do norte-americano, "Capitalismo - Uma História de Amor" é um fime com diversão garantida. "Independentemente de ser a favor ou contrario ao estilo de Moore, eu me diverti muito vendo este filme", comentou.

Moore, com seu estilo próprio, inconfundível e polêmico, bate forte no sistema econômico ianque e nos mostra como o regime capitalista dominou o governo dos EUA e fez a superpotência americana entrar em colapso recentemente, na crise desencadeada em 2008.

É interessante perceber que com muitas pitadas bom humor e ironia ele aborda um assunto que poderia ser complicado de explicar. Especialmente para segurar o público em um filme com exatos 120 minutos de projeção e palmas espontâneas no final!

Veja abaixo o trailer legendado em português:









Padilha e a Tribo
A presença do diretor brasileiro era esperada no Cine Unibanco! Mas o curador do Festival, Amir Labaki, anunciou que ele não conseguira vir para São Paulo para esta exibição de "Segredos da Tribo" por conta de segundo filme de Tropa de Elite, em plena fase de produção

 "Ele está no meio das filmagens e só conseguiu uma folga para ir à sessão de abertura do festival, anteontem, no Rio. Quem sabe até o final de semana ele vem para cá prestigiar a gente", completou com expectativa.

Em "Segredos da Tribo", José Padilha aborda a controversa relação, não tão profissional, de antropólogos europeus e norte-americanos que, durante os anos 60 e 70, se dedicaram ao estudo dos índios Ianomâmis da fronteira entre Venezuela e Brasil.

O filme é importante porque ajuda desvendar o sentimento de superioridade, abuso e manipulação das sociedades ditas civilizadas quando se colocam diante das que eles chamavam de selvagens... Denúncias de genocídio e pedofilia fazem parte da trama e dão tempero  especial ao embate acadêmico. Assista ao trailer:









Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: