sábado, 7 de maio de 2011

MAYSLES'S DAY - MIS (Museu da Imagem e do Som) recebe o documentarista Albert Maysles

To cansado... A maratona Maysles foi dura no dia de hoje!

Mas estou muito feliz!

A juventude presente neste senhor de 84 anos de idade impressiona! Atencioso com todos, sempre de bom humor, fez questão de atender a todos que o procuravam!

Foi um dia histórico!

Quero aqui registrar o encontro de 4 gerações de contadores de histórias com uma câmera na mão: Albert Maysles, pioneiro no cinema mundial; Jorge Bodanzky, pioneiro no cinema brasiliero; Marcelo Guedes, pioneiro na TV; e eu, Paulo Castilho, pioneiro na web.
Foi maravilhosa a oportunidade de fazer a "master class" e compartilhar um pouco os conhecimentos de Maysles sobre os filmes que ele produziu, sempre coma câmera na mão.

Mas não foi apenas isso! Houve a possibilidade de provocar um encontro entre Bodanzky e Maysles - dois mestres para mim - falando sobre as novas e as velhas tecnologias, da câmera como extensão do olhar.

Por enquanto, veja um pouco do que foi a passagem de Mr. Maysles pelo Museu da Imagem e do Som/SP.

Entre os amigos que apareceram por lá: a documentarista Suzana Amaral; o professor e jornalista Júlio Wainer - um entusiasta da videorreportagem; e Marcelo Machado, diretor de TV que nos anos 80 criou o repórter-abelha, junto com o cineasta Fernando Meirelles, dando origem à primeira geração de videojornalistas de televisão no Brasil.

Agradeço especialmente ao Festival In-Edit Brasil (Aliche, Leonardo e Valéria), ao MIS-SP e aos amigos Marcelo Guedes e Jorge Bodanzky.

Um muito obrigado mais especial ainda para a produtora Laura Coxson e, claro, ao generoso Albert Maysles!

De resto, imagens falam mais do que palavras! Veja a videorreportagem de fotos sobre o "Maysles's Day in MIS-SP".


Deixe seu comentário abaixo, espalhe nas redes sociais!

Veja mais sobre Mayles no In-Edit BR:



Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: