sábado, 18 de junho de 2011

'Consumo de drogas e maconha é questão de saúde pública!'. O que você acha?

O tráfico de drogas e os tráfico de armas estão entre os negócios mais rentáveis do mundo!

Para manter o poder, os traficantes não medem consequências e, sempre que necessário fazem uso da força para garantir seus interesses comerciais. Por outro lado, as forças do Estado sempre tentaram reprimir o consumo de psicotrópicos pela Lei e pela força. Essa até hoje foi a relação que se estabeleceu na sociedade em relação à política de consumo de entorpecentes.

E é justamente a revisão dessa maneira de encarar as drogas que propõe o filme "Quebrando o Tabu", dirigido pelo documentarista Fernando Groisten de Andrade, irmão do apresentador de TV Luciano Huck, que é produtor do filme protagonizado pelo ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso - o que maldosamente acabou gerando até um trocadilho entre THC (princípio ativo da maconha) e a sigla FHC que o tornou conhecido na imprensa durante os anos de governo.

A principal linha de discurso do longa é que a questão das drogas na sociedade deve ser encarada mais como um problema de saúde pública para que os danos sociais trazido pela exploração do sub-empregos do tráfico e a violência causada pelos seus chefões sejam minimizados.

O filme, que estreou no início deste mês está em cartaz em diversas salas de cinema de S. Paulo e do Brasil, também deve passar por exibições especiais no circuito universitário para que a questão seja debatida com os estudantes.

Foi assim no dia 8 de junho, quando o cineasta Fernando Groisten esteve presente na ESPM de São Paulo. Depois do filme, um acalorado debate se seguiu entre o público e o realizador.

Para ver e saber mais, coloco no final do post o link para a matéria que fiz no dia da apresentação com uma entrevista exclusiva com o diretor e um povo-fala com os alunos da ESPM.



Abaixo, dois vídeos sobre o evento: um trecho da troca de ideias e também uma montagem das fotos do evento. Veja!


DEBATE


FOTOS

Inscreva-se para receber atualizações gratuitas de novos posts.
Basta preencher o campo no topo da coluna da direita do blog, logo ali em cima.

Assista ao filme nos cinemas, deixe seu comentário, ajude a espalhar nas redes sociais!
Obrigado!

Clique aqupara ver o post com entrevista exclusiva com Fernando Groisten e os alunos universitários na sessão especial exibida na ESPM.

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: