domingo, 7 de agosto de 2011

Infografia e Jornalismo com Alberto Cairo: novo curso do KnightCenter ´

Depois de iniciar como professor assistente do Eugênio Bucci nas aulas de jornalismo online da ECA/USP (veja aqui o post com fotos e vídeo), outra boa novidade da semana!

Também nesta sexta-feira recebi, por email, a confirmação de minha inscrição para o novo curso online do "Centro Knight para Jornalismo nas Américas", da Universidade de Austin, Texas (EUA).

Dirigido à formação de jornalistas no mundo inteiro, a instituição é dirigida pelo brasileiro Rosental Calmon Alves e funciona como um programa de etensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe, beneficiando milhares de profisisonais nesses países.

Eu mesmo já tive a oportunidade de fazer no ano passado outro curso deles sobre "Desenvolvimento de Projetos Digitais", com o professor Hiram Enriquez (dado em espanhol).
Os cursos são muito bons e têm a vantagem da flexibilidade das aulas, uma vez que é online!

Entre no blog do Knight Center e cadastre-se para receber as atualizações de novos cursos.

Desta vez o curso será diferente. O tema da vez é:




“Introdução à Infografia e Visualização para Jornalistas”.Quem dará o curso é o Infografista espanhol Alberto Cairo, uma das maiores autoridades do mundo quando o assunto é a infografia usada como ferramenta jornalística.






Cairo, há alguns anos, dirige o centro de infografia da revista Época, da Editora Globo. 

Em novembro do ano passado pude entrevistá-lo para o blog durante o "MediaOn, Seminário Internacional de Jornalismo Online", num painel que falava sobre a chegada dos tablets no jornalismo. 

A mesa contou também com a participação do jornalista multimídia André Deak e o argentino Pablo Mancini, do grupo Clarín (clique aqui para ver o post).



Veja abaixo um trecho do post do curso, publicado no blog do Knight Center:

Alberto Cairo quer mudar a maneira como os jornalistas lidam com os infográficos. “Parte do problema é que jornalistas 'de texto' acreditam que infografia é trabalho só de designers e artistas e designers e artistas acreditam que um jornalista tradicional nunca vai ser capaz de fazer um bom gráfico”, afirma Cairo. “Ambos os grupos estão errados. A infografia não é arte, mas comunicação visual, e suas regras podem ser aprendidas com relativa facilidade”, acrescenta.

Clique aqui depois para ler na íntegra o post publicado no blog co Knight Center e saber mais a respeito do programa do curso que começa na próxima segunda-feira, dia 15 de agosto.

Abaixo, a entrevista que fiz com Cairo no Medion do ano passado, onde explorei a importância do vídeo na infografia. Claro que no curso vamos discutir este tópico e muitos outros assuntos pertinentes para o jornalismo visual e suas aplicações práticas para as publicações digitais!



Inscreva-se na coluna ao lado para receber atualizações gratuitas por email!
Deixe abaixo o seu comentário!
Volte sempre!

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: