quarta-feira, 26 de outubro de 2011

UNIVAP: Blog, Direção de Arte e Videorreportagem

Nesta terça, tive a oportunidade de ir à Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos, para dar uma palestra sobre o tema "Videorreportagem, Blogs e Direção de Arte". O convite foi feito pela professora Hellen Pacheco (ao centro, ao meu lado na foto).

Videorreportagem e Blog são assuntos que tenho maior domínio. Já direção de arte eu até me interesso muito... Mas tenho um experiência muito mais curiosa e intuitiva do que uma expertise mais estudada e aplicada...

De qualquer forma, direção de arte - matéria da professora Hellen - é fundamental para a formação de um bom videorrepórter. Afinal, o diferencial desse profissional depende intimamente de boas noções de composição de imagem para capturar material; de uso de áudio para construir narrativas interessantes na edição; e, porque não, de edição e design para manter um blog atrativo e interessante para a audiência.


Logo depois de me apresentar, de início, passei o TCC feito por um ex-aluno da própria Univap, com o título "A Multifuncionalidade do Videorrepórter", feito em 2009, onde sou um dos entrevistados.

O vídeo fala sobre a produção de videorreportagens de forma geral e histórica, e também traz depoimentos dos videorrepórteres Renata Falzoni e Marcelo Guedes. Além disso,  trata também da experiência regional da Band Vale e da TV Vanguarda com o formato da videorreportagem. (Clique aqui pra ver um post com uma entrevista exclusiva com o Boni, proprietário da emissora, sobre jornalismo e vidoerreportagem).

Abaixo, assista ao TCC de Cláudio José Monteiro, com imagens do professor Filipe Soriano (que também dá aula pra Rádio e TV na Univap e trouxe a turma dele pra palestra).



Como a palestra não era para estudantes de jornalismo, mais rotineiras para mim, achei interessante ressaltar a possibilidade que temos hoje em dia, com as ferramentas digitais e as redes sociais, de criar conteúdo original, próprio, como alternativa para quem quer produzir conteúdo. Atualmente o Youtube busca parcerias de conteúdo e paga por visualizações para quem se torna parceiro deles (www.youtube.com/partners).

Outra coisa importante foi falar um pouco sobre enquadramentos e composição de imagens na captação de conteúdo. "Cada take, cada recorte imprime uma narrativa dramática à imagem captada".

Para finalizar, fiz uma demonstração rápida de como funciona a transmissão de vídeo ao vivo pelo telefone celular, via software Qik.



Deixe seu cometário abaixo! Espalhe nas redes sociais!

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: