sexta-feira, 17 de junho de 2011

Boni, uma lenda viva da TV brasileira, dá palestra na pós em Jornalismo da ESPM

Sou um cara da chamada geração Televisão! Fui criança nos anos 80...

Difícil alguém da da minha idade, ou mais velho (tô com 34...), que não tenha ouvido falar sobre o Boni da TV Globo. E desta vez, ele esteve entre nós, como convidado do professor de Administração de Negócios Editoriais, Roberto Civita.



Entre os anos de 1967 e 1997, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho - o Boni - dirigiu e ajudou a criar a TV Globo. Tinha 32 anos! Imagino que esta seja a idade média dos alunos do curso de pós-graduação da ESPM. Grande fonte de inspiração!

Evidentemente, havia uma certa expectativa no ar...

O que será que aquele senhor, nascido em 1935 e que começou a trabalhar com 15 anos de idade, no Rádio, e nunca mais parou tem a dizer???

Quanta energia! E sobretudo paixão, um tema que me pareceu recorrente nessa semana na pós...


Boni foi o grande líder no comando de um time que construiu um modelo de televisão que reinou absoluto, apesar da hoje perder a hegemonia da audiência para as novas opções acessíveis ao público, que concorrem com ela.

"Muitas dessas regras que às vezes eu reclamo hoje foram feitas por mim mesmo. De modo que eu bebo do próprio veneno!", disparou logo no início da participação.
Boni sabe que o modelo do negócio que ajudou a criar - e que se transformou num dos veículos de massa de maior influência em nosso país - precisa ser reinventado.

"Eu quero ver o mundo com olhos locais!"
Prova disso é a TV Vanguarda - emissora de TV local, da região do Vale do Paraíba - inaugurada Boni desde 2003. Recentemente, um documentário produzido pela TV ganhou um prêmio nacinal deixando pra trás a Record e a própria emissora-mãe, a cabeça-de-rede!

"A emissora tem a impressão digital do seu dono. Somos pequeninhos mas atrevidos!", disse Boni. São 55 estações com sustentação comercial tem uma repsosta acima da media das outras afiliadas da tv globo - share tv globo é de 44% 56%.

'Pensar na sustentabilidade' foi a primeira característica citado por Boni necessária para um bom dirigente editorial.



E esse nome TV Vanguarda? Será mera conhecidência?
Na palestra, Boni anunciou que a sua afiliada será a primeira da Rede Globo a tornar-se 100% HD, em outubro, quando o departamento de jornalismo deve estar totalmente digitalizado .
Com a palavra, o próprio:

A questão das novas mídias, a integração delas com a TV e a utiliação de videojornalistas para produção de conteúdo são os assuntos que você vê a seguir, na entrevista feita por celular, logo depois da palestra! Veja:


Abaixo, as fotos da palestra de Boni na aula de Direção de Negócios Editoriais, do professor Roberto Civita:

APELO IMPORTANTE:
aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir uma força para todos os internautas que acompanham, o blog Diário de um Videporrepórter: POR FAVOR, AJUDEM A DIVULGAR O BLOG!

A partir de agora ele também vale nota para mim na pós da ESPM, como trabalho de avaliação da disciplina de 'Informação e Comunicação na Era Digital', do professor Caio Tulio Costa.

Uma forma simples de me ajudar nisso é cadastrando seu email na coluna da direita, aqui no blog, para receber gratuitamente as atualizações de novos posts.
Conto com vocês!

Deixem comentários abaixo e espalhem nas redes sociais!!
Voltem sempre!
Obrigado!!!

29jun2011 (atualização):
Essa semana, o recém-lançado Blog ESPM+,
que divulga atividades acadêmicas do eventos de
Comunicação  que acontecem na ESPM começa a
aceitar as colaborações do 'Diário de um Videorrepórter'.

Veja aqui o post.

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: