segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Videojornalismo e Mídias Digitais: Semana de Comunicação FIAM 2011

Nesta sexta, 28, estive na Fiam para palestrar na Semana de Comunicação 2011.

O tema foi "Videojornalismo e as Mídias Digitais", para alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV.

Quem apareceu por lá e fez uma participação especial foi o Marcelo Guedes, videorrepórter pioneiro da TV brasileira.


Tanto eu quanto o Marcelo, em épocas diferentes, estudamos e trabalhamos na FIAM durante o período do curso.  Eu sou da turma de 1998 e ele da de 1986. Saudosos tempos!

Acabei conhecendo o Marcelo em 2000, quando tive meu primeiro trabalho como videorrepórter da TV Cultura. De l´para cá trabalhamos juntos em muitos projetos, incluindo a pioneira produtora de videojornalismo R2Digital, de 2000 a 2008.


Guedes falou sobre o surgimento do formato com jornalistas que operam a câmera pra contar suas próprias histórias - ele próprio fez parte do time de repórteres-abelha do TV Mix, nos anos 80 -, utilizado até hoje por televisões do mundo inteiro.

Eu aproveitei para ir além do telejornalismo, falando da importância do profissional de comunicação hoje entender o mundo a partir do conceito de "transmídia e storytelling", resumindo para o bom Português: contar história sob múltiplas plataformas.

Para falar do poder de mídia na mão das pessoas, que agora também podem operar suas próprias câmeras e veicular conteúdo par ao mundo inteiro, passei um trecho do documentário "Encontro com Milton Santos - O mundo visto de lá para cá",  de Silvio Tendler, que fala justamente sobre a possibilidade de não sermos mais nós jornalistas e/ou comunicadores os únicos atores sociais capazes de mostrar ou mediar a realidade, como a conhecíamos até pouco tempo atrás no mundo da mídia tradicional. Veja:


 
Aqui vc vê o filme inteiro no Youtube.

Agradecimento especial para a diretora da FIAM, Márcia Avanza (foto à esquerda), para a coordenadora do curso de Rádio e TV, Letícia Capanema, e ao professores Paulo Perin (foto à direita); além do velho camarada, professor Fran Periago, que foi quem fez o contato.







Obrigado a todos pela oportunidade!


Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: