quarta-feira, 31 de março de 2010

Videorreportagem no interior de S. Paulo - Jornal Folha da Região, de Araçatuba


Tá na (ou seria no?) Wikipedia:

"Araçatuba é um vocábulo indígena que significa abundância de araçás. Do tupi araçá - uma espécie de fruta silvestre; e tyba - em grande quantidade, abundância.[5] Há uma outra versão que diz que Araçatuba, na linguagem caingangue corresponde: araçá = fruto com saliências no formato de olhos;"

Saliências no formato de OLHOS? Frutos silvestres EM ABUNDÂNCIA?
Será simples conhecidência? Bom, pra bom videorrepórter meia palavra basta!

O Responsável
O "fenômeno dos olhos abundantes" acontece mais precisamente na cidade de Araçatuba, a 536 quilômetros de São Paulo, na região Noroeste do Estado. O responsável por isso é o jornal Folha da Região.

O site do jornal é repleto de vídeos e e traz logo na página de entrada várias sugestões, com uma variedade imensa de assuntos para o internauta passar um tempo entretido e se informando, além da versão impressa.

Apesar de algumas notícias e entrevistas serem produzidas em vídeo dentro de um estúdio na redação, dá pra perceber que boa parte dos registros foram feitos a partir de dispositítvos de mídia móvel, como celulares e máquinas digitais que fazem vídeos - muitos deles, produzidos pelos leitores-internautas, como forma de conteúdo colaborativo: registros de enchentes, buracos de ruae problemas da comunidade.

Videorreportagem
O formato em que o jornalista opera a prórpia câmera para produzir imagens ganha espaço e mostra sua força no site da Folha de Araçatuba.

O repórter Sérgio Teixeira, por exemplo, se deslocam para os locais das pautas, para escrever uma reportagem para a versão impressa, e aproveita a ferramenta de registro multimídia à mão para ampliar o alcance da informação que ele tem para passar. E para isso, ao que parece, Sérgio usa para seus registros uma camera bem simples, como um celular ou máquina fotográfica digital.

Como uma possibilidade real de baixo custo, a videorreprotagem agrega valor de informaçao e conteúdo, que se reverte em visitação no ambiente virtual. Nada de superproduções!! Apenas Jornalismo.

Sem grandes investimentos, mas com muita criatividade e senso de oportunismo, a iniciativa da Folha da Região incentiva o uso de novas mídias e tecnologias de produção e veiculação de conteúdo porposrcionadas pelo mundo digital. A notícia está à mão de quem tem o registro! E isso torna a experiência virtual do leitor muito mais interessante do que faz o outro jornal da cidade, o jornal O Liberal Regional

A força do vídeo na internet para o veículo impresso
Os vídeos do canal da Folha da Região no Youtube, já têm mais de 100 mil exibições, desde quando foi inaugurado em setembro de 2007.

E para se ter uma noção da força da videorreportagem em relação aos outros materiais de vídeo, as exibições alcançadas pelas matérias de VR mostram que têm visitação muito superior aos outros vídeos do jornal. Pra conferir isso, dei uma rápida olhada lá mesmo no no canal do youtube da Folha da Região.

Enquanto a maior parte dos vídeos não chega a 50 cliques, a videorreportagem sobre uma pescaria infantil (que está indicada no final deste post) teve 222 exibições em apenas um dia de publicação.

E mais: as videorreportagens geram grande interesse dos internautas, mais até do que assuntos relevantes e importantes em nível nacional, como o vídeo da presença da pré-candidata à presidência da República Dilma Roussef em Araçatuba, que teve pouco mais de 300 exibições em 21 dias de publicação.

Só para comparar, a videorreportagem de Sérgio Teixeira, publicada um dia depois da visita da Dilma, sobre uma manifestação de professores, tem no mesmo perído um total de 615 exibições ou seja, mais que o dobro!!!

Acorda, concorrência!
No site do jornal concorrente da região, O Liberal Regional não existem vídeos próprios. (www.lr1.com.br). Os que consegui encontrar, numa rápida pesquisa, foram linkados de portais como Globo.com (Empate Palmeiras X Mirassol) e R7 (Estreia do programa Legendários, do Marcos Mion).

Sinceramente espero que a concorrência perceba isso e se antene nessas novas possibilidades, assim surgirá ainda mais campo profissional para o desenvolvimento do formato da videorreportagem nas redações locais.

No frigir dos ovos, o leitor ou internauta também sai ganhando com mais possibilidades de não só de consumo, como também de participar do processo de produção da informação multimídia do jornal.

Veja você mesmo como a VR agrega valor a um veículo impresso

Pra terminar, gostaria ainda de ilustrar como no caso da Folha da Região a versão impressa pode ser complementar à multimídia. O repórter Sérgio Teixeira contou a história de um torneio de pesca para crianças, escreveu uma curta notícia e fez um registro muito simpático em vídeo, que humanizou muito mais a notícia que se fosse contada apenas com o recurso do texto. Com certeza os que leram apenas a versão impressa não sentiram tão bem a alegria das crianças pescando peixes durante a competição.

Veja o vídeo a seguir e depois entre no link para ler a versão online da matéria.

Link para a versão online da matéria.


Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: