quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Novas tecnologias, videojornalismo e a vida!!

Com um telefone celular na mão tenho experimentado há algum tempo a agilidade para produzir e divulgar informações de forma rápida e fácil, de onde quer que eu esteja!

A isso dá-se o nome de MOBILIDADE.
Trata-se de uma experiência fantástica!

Hoje por exemplo fui tirar a 2ª via do título de eleitor, cujo prazo termina amanhã, dia 30.

Relato abaixo, um episódio interessantes vivido hoje, um exemplo simples na vida cotidiana de um jornalista que tem, além de um fato diante de si, uma feramenta simples de usar para passar informações de serviço e de interesse público.
O OBJETIVO:

Com exemplos de vídeo e foto compartilhados em redes sociais,  acho que consegui mostrar a praticidade e como pode ser bacana ter o domínio das novas tecnologias na palma da mão para transmitir informação - mesmo apesar de ficar sem conexão por quase dois dias devido a problemas de sobrecarga do acesso à internet da operadora Tim e que já foi resolvido por telefone durante a espera no cartório. (Precisava fazer este desabafo...) Vamos aos fatos!


2ª Via do Título de Eleitor

Amanhã, dia 30, termina o prazo para que os eleitores tirem a segunda via do título eleitoral. O documento deve ser apresentado junto com a carteira de identidade para poder votar. Para conseguir o documento basta ir até qualquer cartório eleitoral munido de documento com foto e esperar para ser atendido.

Como muitos brasileiros, acabei deixando para a última hora! E twitei...

"Que saco! Cheio de coisas p fazer e tenhoq ir ao cart eleitoral agora p tirar 2 via do titulo. Fui procurar o meu e n achei. Seraq tá cheio? via web"


Então resolvi ir até o 1º Cartório, que fica bem perto aqui de casa. Não sabia o que iria encontrar, apesar de ter ligado antes. A telefonista me disse que não tinha acesso ao local de antendimento ao público. E lá fui eu...





Ao chegar, uma fila já saía pra fora da porta!

Fiz uma foto com o celular e mandei para o twitter @videojornalista.


"Apesar da fila p tirar 2via do tit eleitoral no cartorio da 1zona, no centro de sp, atendimento bom. Meia hora http://twitpic.com/2t45sv


Lá dentro, uma cena curiosa me chamou a atenção: centenas de caixas com as urnas eletrônicas estavam lá depositadas, aguardando para serem levadas para as zonas de votação da região central da cidade, atendida pelo 1 Cartório Eleitoral. Fiz uma outra foto instantes depois da primeira e já mandei par ao mundo também pelo twiter do celular.

"Centenas de urnas eletronicas no 1Cart Eleitoral aguardam p serem levadas p zonas de votacao, na reg central de sp http://twitpic.com/2t49lf

Sentei-me para aguardar minha vez de ser atendido. Tudo foi bem rápido! Em quarenta minutos, amis ou menos eu estava com a segunda via do título de eleitor na mão... Advinha? Fiz uma foto e publiquei como as outras. A imagem é a ilustra o início deste post.

Constatação: com um celular, uma câmera na mão e acesso à internet pude fornecer informações de texto e foto em tempo quase real! E o melhor, sem depender de mais ninguém pra isso, nem mesmo de qualquer patrão jornalístico. (Não confundir com padrão jornalístico, que é o que diferencia o registro que eu fiz de um simples registro que qualquer um pode produzir com um celular na mão.)

Obviamente, caso eu estivesse produzindo para algum veículo de grande expressão - o que devo admitir, ainda não é o caso do meu blog - a informação certamente teria um alcance muito maior, alcançando o status de bem público que ela deve ter!

Não resistindo, antes de ir embora, resolvi fazer algo mais ousado um pouco! Produzir uma entrada ao vivo com o celular, gravando um vídeo para ser compartilhado no twitter e no Facebook.

O engraçado é que durante uma das entradas ao vivo, o policial que estava no Cartório veio me interromper para saber o que eu estava fazendo ali... Depois de explicar a ele e dizer que não pegaria imagem das pessoas sem autorização, consegui fazer o registro em vídeo, resumindo as situaçoes primeiramente enviadas em texto e foto, pelo twitter @videojornalista.

"Qik - Amanha, ultimo dia p tirar 2via de tit eleitoral. Veja ao vivo! by paulo castilho http://qik.ly/Cruhe "

Veja abaixo:


No final de tudo, depois de escrever este post, compartilhei ele no Twitter e também no meu facebook!
Missão cumprida!

Faça o mesmo vc agora e compartilhe este texto na internet clicando nos botões logo aqui!!!

Obrigado e volte sempre!

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: