quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Videorreportagem em noite da 34 Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo

Ontem, depois de sair do curso PRODUÇÃO DE WEBVIDEOS E CRIAÇÃO DE VIDEOBLOGS fui assistir ao documentário Tikinentary, do Duda Leite.

Era a noite da estreia do longa, durante a 34 Mostra de Cinema de SP - que exibe até o próximo dia 4 de novembro, em 20 salas da cidade, mais de 450 filmes.

Por acaso, antes da sessão me encontrei com o cineasta Fernando Meirelles.

Os dois diretores falaram com exclusividade ao blog Diário de um Videorrepórter.

Uma noite e tanto, cheia de conteúdo, de gente que sabe o que fazer com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça - parafraseando Glauber Rocha.

Leia o post e veja as entrevistas em vídeo!

Golpe de sorte!
Antes entrar na sessão de Timentary, num lance de sorte, encontrei o diretor de cinema, Fernando Meirelles na saída de uma das salas de exibição do Frei Caneca. Cineasta consagrado - de Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e O Ensaio da Cegueira -, gentilmente ele topou um bate-papo ao vivo comigo pelo telefone celular.

No vídeo, Meirelles dá indicação de alguns filmes que estão rolando na Mostra. Nunca é demais ressaltar que nos anos 80, como diretor do programa TV Mix, Meirelles foi um dos responsáveis pelo surgimento dos Repórteres-Abelha, a primeira geração de videorrepórteres brasileiros.



Tikimentary
Também gravei uma entrevista em vídeo com o diretor Duda Leite, de Tikimentary. Com câmera em punho ele fez um dos únicos documentários sobre a cultura Tiki já produzidos no mundo até hoje.

Duda, que confessou durante a entrevista ser um adpeto, usou várias câmeras para produzir o filme, que teve uma versão curtametragem exibida na Mostra Internacional de S. Paulo no ano passado. As produções levaram ao todo 3 anos para ficarem prontas e nos revelam um universo muito interesante, mostrando que Tiki vai além dos esteriótipos dos camsões floridos havaianos. Mais do que isso, tem muito a ver até com a brasilidade tropical de Carmen Miranda! O filme tem mais duas exibições durante a mostra, uma delas hoje.






Veja aqui no site da 34 Mostra o trailer do filme, os locais e os horários de exibição.

Se você não conseguir assistir durante a Mostra, pode assistir ONLINE no canal do Duda do Vimeo as várias partes de Tikimentary. Recomendo! Clique aqui para acessar. 

Facebook de Duda Leite: http://www.facebook.com/duda.leite

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: