segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bolinha no Serra, Vídeo no Celular e Manipulação do Jornal Nacional!

Achei na internet um vídeo no mínimo polêmico, que foi publicado no Youtube há poucos dias.

Quem o editou buscou evidenciar que houve manipulação na edição da reportagem do Jornal Nacional em uma matéria sobre a cobertura da campanha presidencial do candidato tucano José Serra (PSDB).

A partir do vídeo gravado pelo jornalista Ítalo Nogueira, da Folha.com, o JN mostra um objeto que teria atingido Serra na cabeça, durante uma caminhada no Rio de Janeiro.

A ação gerou polêmica nestes últimos dias, menos de dez dias para o dia da eleição, pois poderia ter sido produzida por militantes do PT, partido rival na disputa do segundo turno. A edição do JN teria beneficiado Serra, segundo demonstra o vídeo abaixo.

Polêmicas à parte...
À parte essa polêmica sobre manipulação, ressalto que o vídeo foi feito com um telefone celular de um jornalista da Folha.com. Bom sinal, pois ao que parece o veículo vai se rendendo cada vez mais às novidades tecnológicas e elas vão sendo incorporadas ao dia a dia da profissão.

Com a recente mudança e integração das redações na Folha, assim como em outros jornais - que fizeram, vão fazer ou estão fazendo essa mudança - , o videojornalismo vai abrindo espaço!

Imagem do celular sustenta a matéria do JN?
Com uma quantidade de "olhos eletrônicos" cada vez mais presentes nas mãos de jornalistas, dificilmente os flagrantes polêmicos vão escapar de alguma lente! Especialmente enquanto essa imagem depender ainda da melhora da qualidade da imagem gerada pelas novas mídias.

Mas sabemos que a questão tecnológica melhorará com o tempo. Uma boa notícia é que á existe uma nova geração de telefones celulares hd, como o N8, lançado neste mês pela Nokia. Espero um dia realizar trabalhos com ele. Soube de um cara em Londres que tem se dado bem. Mas isso é assunto para um outro post!

Por enquanto veja o vídeo sobre a manipulação da edição do JN, feito a partir de um flagrante de telefone celular do jornalista da Folha.

A resolução pior do celular tem validade jornalística ou deixa dúvidas para sustentar a matéria do JN?

Vc acha que foi manipulação?

Deixe seu comentário depois de assistir ao vídeo:



BEM E PRA LEVAR TUDO NO BOM HUMOR, SEGUE O LINK PARA UM JOGUINHO:
ACERTE A BOLINHA NO SERRA!!! clique no link abaixo:
http://jogos.uol.com.br/jogosonline/bolinha-de-papel-no-serra.jhtm

HAHUAHUAHAU!!! A GALERA NÃO PERDE TEMPO PRA TIRAR ONDA..
TÉ MAIS!Siga @videojornalista

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: