quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Verdades e Mentiras: o futuro do jornalismo digital em tempos de turbulência - Você seria capaz de responder?


Responda-me se for capaz:
- O que vai acontecer com o futuro do jornalismo?


Esta e outras perguntas (veja o vídeo ao lado) serviram de introdução para a aula aberta "O Futuro do Jornalismo e o Lugar do Jornalista no Futuro", ministrada pelo jornalista e professor Caio Tulio Costa, do curso de pós-graduação com ênfase em Produção Editorial, recém-lançado pela ESPM.




O evento - que aconteceu na noite desta terça-feira em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet - trouxe muitas perspectivas que nos ajudam a entender como a revolução digital está mexendo com as formas de produção e consumo de conteúdo para as novas mídias e qual o papel dos profissionais da informação neste novo contexto. 



Sobre o Curso


Caio Túlio falou sobre as características do curso, que deve ter uma ênfase na prática focada no emergente mercado de jornalismo digital. Veja:





Blogs crescem mais que sites de jornalismo 
Na guerra da disputa por audiência na internet, os dados apresentados  impressionam !


No último ano, de acordo com o gráfico mostrado por Caio Túlio  durante a palestra (veja vídeo ao lado), os blogs tiveram taxas mais expressivas de crescimento e visibilidade do que sites que fazem jornalismo online, como Globo.com e UOL, entre todos os outros.







A tendência, segundo Caio Túlio, é que nos tornemos cada vez mais instrumentalizados para trazer a notícia para o ambiente digital em formatos multimídia,  repartindo nossa função social na formação da opinião pública com novos atores.










Um pouco de informação com bom humor...
Animaçãozinha que fiz com fotos tiradas durante a aula aberta, com contatos para mais informações sobre o novo curso de pós em Jornalismo da ESPM:




Quer ver mais?
Abaixo publico uma lista que criei no Youtube e que traz os vídeos das palestras de inauguração do curso de pós, em outubro de 2010, publicadas no canal da ESPM.





+ Caio Túlio Costa aqui no blog Diário de um Videorrepórter:
Para ver a entrevista ao vivo pelo celular que fiz na semana passada com o Caio Túlio Costa no Mediaon (Seminário Internacional de Jornalismo Online), clique aqui!


Deixe seu comentário abaixo: Vc saberia indicar os caminhos do jornalismo no futuro? 
Espalhe por aí e volte sempre!


Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: