sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Em entrevista exclusiva por vídeo celular, Fernando Meirelles e Miguel Mendes falam do documentário "José e Pilar", o casal Saramago


Excelente dica para o final de semana é ir ao cinema para assistir o documentário "José e Pilar".

 O filme, dirigido pelo cineasta português Miguel Mendes e co-produzido pelo colega brazuca Fernando Meirelles estreou há duas semanas.

Recentemente, os dois estiveram juntos numa sessão especial ao público paulistano (veja a foto) no cine Belas Artes.


Depois de um debate com os presentes, eles falaram com exclusividade ao blog Diário de um Videorrepórter sobre como foi realizar esta obra cinematográfica e também sobre parceria para o longa.

Foram mais de 280 horas captadas durante quase três anos, na fase em que o escritor, vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1998, produzia e lançava no mundo sua última obra antes de morrer, "A viagem do elefante", seu penúltimo livro antes de morrer, aos 87 anos, em junho deste ano.


Na entrevista, Miguel conta para nós sobre suas motivações pessoais para fazer o documentário, como foi convencer Saramago a fazer o filme, uma vez que ele sempre declarou certa antipatia pelo assédio da imprensa.




Já o cineasta Fernando Meirelles explica para nós como surgiu a parceria de co-produção Portugal-Brasil, fundamental para que o filme fosse finalizado e chegasse aos cinemas.

Meirelles fala também da emoção ao mostrar para Saramago o filme dirigido por ele,"O Ensaio Sobre a Cegueira", baseado na obra de mesmo nome do escritor português.

Em certa altura, o documentário "José e Pilar" o momento emocionante da reação do escritor é flagrado pela lente de Miguel Mendes. Foi ali que os dois cineastas se conheceram.


"José e Pilar" é, sem dúvida, um excelente filme que Mostra ao público um Saramago que são dois: ele e a esposa, como almas gêmeas, uma que não vive sem a outra....

Trata-se de uma história real de amor, com pitadas de comédia romântica e drama, que deixam as mais de duas horas de filme leves, quase imperceptíveis. O filme ganhou no mês passado o prêmio do público para não-ficção brasileira (dada a co-produção pela O2) na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Um dos cortes mais interessantes do filme é a proximidade da morte pela idade já avançada do escritor conhecido também por não acreditar na existência de Deus.
Veja o trailer:



Gostou do aperitivo?
Vale a pena assistir esse verdadeiro making of de um romance, como escreveu o crítico Amir Labaki em sua coluna "É Tudo Verdade".

Já viu o filme?
Deixe seus comentários abaixo e divulgue o post em suas redes sociais!
Obrigado pela visita!

Agora, fiquem com minha versão pessoal do filme "José e Pilar"!
Aliás, esta semana, no dia 16 de novembro, seria o aniversário de 88 anos do mestre português da literatura. Segue minha humilde homenagem ao filme e ao cumpleaños do escritor.

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: