quarta-feira, 13 de abril de 2011

Marcelo Rech, da RBS, e Eurípedes Alcântara, de Veja, falam sobre jornalismo na pós da ESPM

Mais dois jornalistas, executivos de alto escalão nas empresas de comunicação em que trabalham vieram dar palestra para os alunos do curso de pós-graduação em Jornalismo da ESPM.
 
 Desta vez, o professor de Edição e Design, Tomas Souto Corrêa (de óculos) trouxe Marcelo Rech, diretor-geral de conteúdo do grupo gaúcho RBS.

 
 
Quem também apareceu no segundo tempo da aula foi Eurípedes Alcantara, diretor de redação da revista Veja.
 



ALMA DE REPÓRTER, SEMPRE!
Apesar do cargo atual de executivo, Marcelo Rech mantém a alma de repórter. Logo que se apresentou, ele comentou que hoje cedo, antes de vir pra ESPM, em S. Paulo, quando  uma caldeira explodiu no hotel em que ele estava hospedado, na cidade catarinense de Blumenau.
 
Como estava no local dos fatos, o sangue de repórter falou mais alto e ele instintivamente começou a produzir informações que saíram no G1. Veja o link: http://glo.bo/h1Mpb0


Marcelo Rech também falou  sobre o uso que considera adequado das plataformas na cobertura multimídia que ele gerencia no grupo RBS, um conclomerado que une diversos veículos de imprensa escrita, eletrônica e digital. 

Repare no esquema da foto, feito a partir do power point da palesta, que explica as características de cada mídia.
Clique para ampliar a imagem!
DA TEORIA PARA A VIDA REAL
A partir do caso do assassinato do secretário de saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, - em fevereiro deste ano -  Marcelo Rech fez uma demonstração da cobertura multimídia dada peloo grupo RBS no caso, ocorrido numa sexta-feira a noite. 
Imagine a correria dos jornalistas nesta noite, a virada que deve ter havido no fechamento com o novo fato recém-acontecido!!!
Acompanhe, minuto a minuto, a descrição de Marcelo Rechs obre como aconteceu a cobertura:
 
Eurípedes Alcântara falou um pouco sobre os segredos editoriais da revista Veja, um dos principais veículos de comunicação do país,  dirigido por ele há 25 anos.
 Hoje fico por aqui...


Este já é o terceiro posto do dia, um recorde no blog!


Aproveito que Eurípedes volta na quinta para novo encontro com a turma de pós para fazer um post exclusivo com ele.

Obrigado e volte sempre!

Deixe seu comentário abaixo e espalhe nas redes sociais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Salve Paulo!

Parabéns pelo curso! Tenho acompanhado teus posts e sempre fico sorrindo de te ver tão empolgado, é sempre uma injeção de ânimo pra mim!

Como nem tudo é perfeito, espero que o cara da Veja tenha ido como um exemplo de como não fazer jornalismo, ou melhor, como um exemplo de como fazer não-jornalismo. XD

[]s!
Muddy.

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: