quinta-feira, 5 de maio de 2011

Stones e Beatles: Maysles no Brasil, em sessões imperdíveis do Festival de Documentários Musicais In-Edit

Hoje o festival In-Edit realiza duas exibições de documentários musicais imperdíveis!

Não apenas pelas bandas documentadas, Stones e Beatles, ícones do rock em todos os tempos.

Mas sobretudo pela presença entre nós de um de seus realizadores, do alto de seus 84 anos de idade: Albert Maysles, que junto com seu irmão já falecido e sempre parceiro, David, foi responsável pelos históricos registros.



Maysles ficou conhecido por ser o pioneiro do uso da câmera na mão para contar histórias no cinema, bem antes dessa técnica chegar na televisão e hoje na internet, com a popularização das câmeras de mão.

Aproveitando a presença de Mayles no Brasil, o In-Edit anuncia um encontro do diretor com a platéia após a sessão dupla de exibição no Cinesesc.

Veja abaixo os respectivos horários, sinopses e trailers:



19h00 GIMME SHELTER (Encontro com o diretor)

Este célebre rockumentary dos irmãos Maysles registra um dos momentos mais emblemáticos da história do rock’n’roll. Em sua turnê norte-americana de 1969, os Rolling Stones realizam o histórico show em Altamont, na Califórnia, onde um homem é assassinado pelos Hell´s Angels, contratatados para fazerem a segurança do evento. Albert Maysles estava lá a convite da banda e registrou tudo.




(Encontro com o diretor)
Talvez você já tenha visto o famoso filme The Beatles: The First US Visit, lançado em 1999. Trata-se de uma nova montagem feita pela gravadora Apple de “What’s Happening! The Beatles in USA”, dirigido pelos irmãos Maysles em 1964. O In-Edit Brasil tem a honra de apresentar a primeira versão desta obra que nunca foi comercializada e que só pode exibida com a presença do diretor. Filme gentilmente cedido por Apple Corps, Ltd.

Provavelmente, por conta da observação sublinhada acima, o festival não colocou link para um trailer. Mas na internet é possível encontrar a versão antiga do filme que será exibido. Serve de aperitivo...



Amanhã...
A partir das 15h, Mayles dará uma Master Class de duas horas no MIS, Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Com número limitado de inscrições, já garanti a minha e duvido que ainda tenham vagas... Se tudo der certo, quem sabe não consigo algum material pra publicar aqui no blog!

Para mais informações sobre Maysles:
Veja esta matéria publicada na semana passada no caderno @folhailustrada, da Folha.com, que trouxe uma entrevista exclusiva dele concedida à repórter Ana Paula Sousa:

Outras informações, acesse o site oficial do In-Edit Brasil e no post recente escrito aqui no "Diário de um Videorrepórter".


Se puder, não perca!

O CineSesc fica na Rua Augusta, 2075. A gente se vê...

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: