domingo, 26 de junho de 2011

5x0 - Penta, Pirataria na internet e a goleada histórica do Corinthians no São Paulo

Não costumo falar de futebol por aqui!


Mas inspirado pela alegria da vitória, resolvi abordar a questão do uso de imagens e do direito autoral nas novas mídias.

Mas voltemos ao futebol... Dessa vez não deu pra resistir! Uma mão cheinha de gols: 1, 2, 3, 4, 5!!!!

Três gols de Liédson, um de Danilo e outro de Jorge Henrique. Vitória incontestável sobre o lider do campeonato brasileiro, com um jogo a menos do que eles!

E para comemorar, em forma de homenagem, fiz este post onde você pode ver  os melhores momentos e os gols do jogo deste domingo.

Mais do que isso, reuni uma coletânea de muitas versões diferentes do belo hino do Timão disponíveis na rede.

Ah, detalhe: com o pentacampeonato do brasileirão conquistado uns meses depois de eu escrever este post, acabei aproveitando o vídeo dos 5x0 com as mãos espalmadas de famosos com os cinco dedos estendidos (tirando o Lula, óbvio) para comemorar mais um título conquistado.
Os gols foram "puxados" da Globo.com.
Se vc já viu (ou seja: estiver visitando este post quando esta notícia estiver velha), vá direto para os vídeos abaixo).

Mas tem uma questão que foi o que me motivou a escrever este post, usando o assunto futebol como pano de fundo para ilustrar a questão. É a utilização de material tirado da própria internet, publicado de forma livre e amplamente disponível que, de forma prática, pode ser usado para produzir conteúdo.

Será que isso pode ser considerado pirataria? Uso indevido? Violação de direitos autorais?

Mais que uma questão legal, pode se tratar de uma questão cultural, que vai depender do comportamento social - a exemplo do uso de mp3, mas agora com uma demanda audiovisual em larga escala e num ambiente de disponibilidade de material jamais experimentada antes!

Por um lado, cada vez mais percebemos que as televisões pegam material publicado na internet, usam  em seus programas (jornalísticos ou não) e - que eu saiba - não costumam pagar nada a ninguém por isso! E ainda conseguem alguns pontos extra$ de audiência, sempre bons para o faturamento das emissoras e quaisquer outros meios de comunicação.

Eu, pelo menos por enquanto, não tenho viés comercial aqui no blog e sempre procuro citar as fontes (o que não foi o caso dos vídeos feitos com as fotos pois se tornaria inviável!



E vc, já baixou filme ou viu vídeos de TV na internet? Isso seria pirataria.

É uma questão polêmica, sem dúvida. Sabemos que pirataria é crime. Mas tudo está sendo rediscutido neste sentido!

Recentemente, o Youtube criou uma modalidade de 'Creative Commons' para uso liberado de imagens em recriações audiovisuais.
Em relação ao áudio, já há um tempo o Youtube Editor tornou-se uma possibilidade de ferramenta própria de edição do portal. Ele possui uma lista de músicas que podem ser usadas para sonorização livres e sem custos (veja foto abaixo).


Já tive o aúdio suprimido de vídeos publicados em meu canal por suspeita de uso indevido. Engraçado que a trilha usada era do próprio software oficial do iMovie que tinha usado para editar...


Republiquei de forma ágil e rápida substituindo o áudio por uma dessas trilhas! Recomendo.


No caso do vídeo da Globo.com, com gols e  melhores momentos, pode ser meio sacal esperar a vinheta de patrocínio no início do vídeo. Mas é uma forma de não pagar pelo conteúdo e ter a informação disponível de forma gratuita e para compartilhar.

Dificulta a retenção de audiência pela perda de tempo. Mas preferi isso a colocar vídeos piratas do Youtube, uma vez que eles estão disponíveis para compartilhamento de forma oficial.
Veja os 5 gols do Timão:


MÃO CHEIA
A seguir você confere duas animações que fiz com imagens tiradas da própria internet. Além de uma espécie de homenagem audiovisual, a intenção foi criar jornalística e bem-humorada, sem deixar de tratar a notícia.

FOTOS DOS JOGADORES E SÍMBOLOS DO TIMÃO

FAMOSOS DO MUNDO COMEMORAM VITÓRIA CORINTHIANA!!!


"HINOS" DO CORINTHIANS
Na sequência, veja a página especial de versões de hinos do Corinthians "pescados" no Youtube. 
(ainda estou editando aos poucos, em breve estará tudo publicado aqui)
Eram tantas as versões que ficaria enorme colocar tudo neste post... Mas a seleção vai agradar. São pelo menos 30 vídeos que escolhi, dividindo por estilos, instrumentos, artistas, curiosos...

Tenho certeza de que se você é corintiano vai gostar!
CLIQUE AQUI para ir à primeira página dos hinos.

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: