quinta-feira, 23 de junho de 2011

Elisabeth Teixeira, personagem de “Cabra Marcado para Morrer”, diz que “A luta continua!”

Não há dúvidas que Elisabeth Teixeira é a personagem mais forte de "Cabra Marcado para Morrer", documentário de Eduardo Coutinho que se tornou um clássico do cinema nacional.

Pelas contas, se ela continuar viva, deve ter hoje 86 anos de idade. Não encontrei referências à morte dela na internet. Os últimos registros dela em pessoa que achei foram vídeos publicados até 2009.

Entre eles, um discurso em vídeo, publicado no canal de Youtube de Jacyntho Batalha, em 26 de junho de 2007.

"Elizabeth faz um depoimento emocionante para aproximadamente 15 mil pessoas no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, no dia 13 de junho de 2007 no 5° Congresso Nacional do MST".

Trata-se da história pessoal de uma família despedaçada, mas sobre tudo de uma mulher de fibra, que sofreu e enfrentou tudo: além do assassinato do marido, a separação dos seus filhos - um que sofreu um atentado e outra que se se suicidou -, a perda dos amigos e 11 naos de exílio interno para viver clandestinamente, com o nome de Marta, para fugir dos militares.

A HISTÓRIA - Com apenas 37 anos de idade e 11 filhos, a camponesa que vivia em João Pessoa na Paraíba na década de 60 ficou viúva depois que seu marido, o líder João Pedro Teixeira, foi assassinado.

Foi a história que inspirou Coutinho a produzir um de seus longas mais conhecidos, usando os próprios personagens reais numa ficção que seria retomado depois de quase 20 anos, uma vez que as filmagens originais foram interrompidas pelo Golpe Militar de 64.

Mesmo depois do reencontro com Coutinho duas décadas depois, notamos quanta dignidade em suas atitudes e discursos, uma integridade no semblante que jamais se perdeu ao logo do tempo, apesar das perdas e das derrotas impostas ao longo da vida.

E é exatamente isso o que podemos notar na história recontada por senhora com mais de 80 anos, com a força de quem conta a própria vida, discursando para um ginásio lotado e mostrando que apesar dos percalços, a luta nunca termina. Veja:



Mais recentemente,em 12/12/2008, publicou  no Youtube um vídeo de Elisabeth Teixeira agradecendo por ter seu nome colocado num assentamento em S. Paulo.



Por fim, o registro mais recente de Elisabeth Teixeira, feito e publicado no Youtube por , em 14/04/2009. Na ocasião acontecia o lançamento do Livro "Elizabeth Teixeira: Mulher da Terra", de Ayala Rocha, na Universidade Federal da Paraíba (UFPA). Veja:



Veja mais sobre 'Cabra Marcado Para Morrer" aqui no blog.



Gostou? Deixe um comentário abaixo, compartilhe e envie para susas redes sociais!
Obrigado pela visita e volte sempre.

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: