sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ana Maria Braga e vídeo em celular: dicas para produzir boas imagens

Essa semana a apresentadora do 'Mais Você', da TV Globo, resolveu dar umas dicas para produzir boas imagens com telefones celulares.

Ana Maria Braga recebeu no estúdio o webdesigner Leonardo Dresch, que foi até a praia com o repórter do programa, Felipe Suhre, abordar cidadãos comuns e turistas para ensinar como produzir bons filmes com o telefone celular.

Vale citar que Leonardo é responsável pelo treinamento dado aos jornalistas  que criam conteúdo multimídia no jornal 'O Globo' através dos aparelhinhos móveis, que em nosso país já são mais de 200 milhões!

Entre as dicas, Leonardo Dresh lembrou das limitações da captação com um celular e evidenciou a necessidade de aproximar o aparelho durante a captação para conseguir um enquadramento com imagens com mais detalhes - que ajudam a não dispersar o assunto nas telinhas da internet - e também possibilitam um áudio mais nítido

Evitar o contra-luz do sol, mostrar o ambiente onde a gravação foi feita e conhecer o aparelho que se usa para as gravações também foram algumas observações importantes feitas durante o encontro com Ana Maria Braga. Veja o vídeo do programa:



É certo que entre saber gravar e criar conteúdo - como fazem os jornalistas de 'O Globo' - ainda vão umas boas aulas.

Mas abordar o assunto num veículo de massa como a TV, especialmente num programa popular de altíssima audiência, é algo importante para que as pessoas em geral saibam dominar as técnicas básicas de uma boa captação de vídeo.

Trata-se de uma espécie de 'alfabetização audiovisual' necessária em tempos de novas mídias.

Afinal, para que haja uma melhor comunicação é preciso o domínio da linguagem - algo ainda distante para a maioria das pessoas que hoje produzem filmetes com as câmaras móveis de mão, disponíveis atualmente a quase todo mundo, em qualquer hora e em qualquer lugar!




Clique aqui para ir à página do 'Mais Você', no portal Globo.com com mais informações. 

Veja abaixo outros assuntos relacionados e continue navegando no "Diário de um Videorrepórter'.

Inscreva seu e-mail na coluna ao lado e receba nossas atualizações!
Deixe um comentário, espalhe nas redes sociais!

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: