segunda-feira, 14 de junho de 2010

MORRE GERALDO ANHAIA MELLO, UM DOS PAIS DA VIDEORREPORTAGEM NO BRASIL

Por conta da correria, já há um mês não publicava nada novo aqui no blog. Porém, a notícia que recebi hoje cedo, ao abrir os e-mails, não podia passar em branco neste espaço dedicado ao tema da videorreportagem: Geraldo Anhaia Mello (na foto al lado) - um dos fundadores do estilo no país - havia falecido no último sábado.



Quem avisou foi a colega e veterana videorrepórter Renata Falzoni, que semana passada embarcou para a África do Sul para cobrir a Copa (assunto que abordarei em breve em outro post). A notícia do falecimento foi divulgada no twitter dela (@rfalzoni): "Estou de luto. Perco um grande amigo em São Paulo o Geraldo Anhaia enquanto a Africa do Sul derrota a França - http://bit.ly/dabr1S"

Não conheci o Geraldinho pessoalmente. Uma pena, pois ele é um dos "pais" da videorreportagem brasileira. ANa década de 80, ele foi um dos repórteres-abelha do programa TV Mix, da TV Gazeta - na histórica primeira tentativa de colocar câmeras nas mãos de jornalistas para produzir histórias para um programa de televisão.

Uma das boas histórias que soube do Geraldinho me foi contada pelo Marcelo Guedes, que fez parte daquela trupe, dirigida pelo hoje famoso cineasta Fernando Meirelles. É uma história bacana que sempre uso nas aulas e palestras para exemplificar a agilidade que um vidoerrepórter pode ter em relação às equipes tradicionais de reportagem.

Luiza Erundina acabava de ser eleita a primeira prefeita de São Paulo pelo PT. Além de ser mulher, era nordestina. E toda a imprensa reunida esperava por ela na porta do  prédio, quando uma brasília embicou na porta da garagem e todos os jornalistas se acumularam diante do carro. De forma esperta, Geraldinho com a câmera em punho passou pelo portão da garagem sem ninguém perceber e fez a entrevista com a Erundina dentro do elevador, onde dificilmente caberia uma equipe de TV e só ele acabou entrando, conseguindo um furo disputado por todos os colegas, com a primeira declaração da prefeita recém-eleita.

Numa rápida busca pela internet, descobri o twitter dele (@geraldoanahaiame)e um blog "Fatos e Fotos". Na tela de fundo do twitter podemos ver uma foto dele com uma pequena câmera na mão (símbolo da videorreportagem) Já no blog, estão diversos artigos escaneados de jornais que dão uma boa noção da carreira de Geraldo, suas atividades, importância e envolvimento com a videoarte no país.

Em relação ao formato da videorreportagem, um deles, especificamente, chamou-me a atenção: fala do SBT (em fevereiro de 1989) querendo copiar o formato dos repórteres-abelha. Ao final, grifado pelo prórpio Geraldo, está noticiado na Folha de S. Paulo também o episódio descrito acima com a prefeita Erundina. Veja:



Outro artigo do blog mostra que Geraldo foi chamado de Video- Herói. Desde meados da década de 70, ele foi um dos principais articuladores para conseguir criar uma cultura dedicada ao vídeo como forma de expressão.

Foi pelo empenho e luta dele que se conseguiu a primeira sala dedicada ao vídeo no MIS-SP (Museu da Imagem e do Som de S. Paulo).

O que hoje parece tão óbvio, foi uma briga dura numa época em que o videotape ainda era uma novidade aqui no Brasil. A burocracia para esta realização acabou resultando até numa deissão de Geraldinho, como vemos na notícia ao lado:



Como mostra a nota do César Giobbi, ao lado, escrita em novembro de 2006, o acervo de Geraldo anhaia Mello foi vendido para a produção de um DVD intitulado "In Video Veritas", produzido por Tadeu Jungle e José Roberto Aguilar.

Nela, Giobbi ainda brinca que as entrevistas e flagrantes de Geraldinho com sua câmera poderiam hoje ir parar no Youtube. Não seria má idéia para as novas gerações de videorrepórteres conhecerem um pouco mais audiovisulamente a história dele.

Em boa hora, apensar da triste notícia, o lançamento deste DVD agora em 2010seria uma homenagem póstuma mais que justificada!





Abaixo, alguns vídeos do Geraldo Anahia Mello que encontrei no Youtube:

Este primeiro foi gravado em janeiro deste ano, peor Pablo Guelli, videorrepórter do Metrópolis, da TV Cultura.


Por conta do aniversário de São Paulo, os dois mostraram o universo do Copan, um do edifícios-símbolo da capital paulista, onde Geraldo morava (e onde foi encontrado morto no sábado passado).





Neste outro, de 1978, Anahaia Mello usa a videoarte para mostrar a sua visão sobre  situação social-política-cultural brasileira.





A veia subversiva deste artista do vídeo também fica registrada no Wikipédia, no verbete do documentário  "Beyond Citizen Kane" , que fala das relações de interesse e poder da mídia brasileira com a ditadura militar. No subitem LIVRO ficamos sabendo que quando ele era funcionário do MIS- SP, mesmo com a proibição de exibição do filme pelo poder público, Geraldinho distribuiu cópias piratas de forma paralela.

(Clique aqui para ver na íntegra Por Trás de Cidadão Kane no Google Vídeos)

A morte de Geraldo Anhaia Mello foi noticiada na Folha de S. Paulo.

O jornalista, escritor e diretor de TV, Ricardo Soares, também publicou um post no blog pessoal.

Descanse em paz, Geraldinho! E muito obrigado por tudo o que vc fez para as gerações de videojornalistas em nosso país!


Depois de publicado o post original, recebi um email do VR Marcelo Guedes, que foi colega de Geraldo Anahaia nos tempos de repórter-abelha. Reproduzo abaixo, autorizado pelo autor.

Abelha Anhaia para o TV MIX !
 
Como foi excitante para mim, recém formado em jornalismo, testemunhar, delirar e sonhar com os devaneios do pirado e inteligentíssimo Geraldinho. Eram os fins dos anos 80, o Brasil vivia o período delicado da redemocratização, o povo convivia com uma bestial hiperinflação e a TV Gazeta de SP...huhuuu ... tinha o TV MIX !
Uma redação inteira formada por fedelhos, no sexto andar da Av. Paulista 900. Neste lugar gente como Fernando Meireles, Tadeu Jungle, Walter Silveira, Serginho Groissman, Marcelo Tas e para muitos o melhor de todos, o mestre, nossa abelha rainha Geradinho Anhaia Mello. O abelha Anhaia! Sempre solicito, risonho, bem humorado e com toda a paciência do mundo para ensinar e escutar. Um artista e jornalista visionário que ajudou a "plantar" e principalmente implantar as primeiras imagens verdadeiramente em movimento da TV brasileira, desde a sua chegada, em 1950, pelas mãos de Assis Chateaubriand.
 Eu me lembro como se fosse hoje. Dos estúdios do TV MIX uma voz ecoava em alto e bom som...Abelha no ar! e lá vinhamos nós: Abelha Guedes, abelha Anna Muylaert, Rogério Gallo, Hugo Prata, Davi Molinari e muitos outros mas, a cada aparição de Geraldinho uma pérola de videorreportagem. Seu talento era impressionante. Planos-sequência criativos, um olhar atento, concentração máxima e uma  postura ética exemplar por tráz das modernas e hoje jurássicas câmeras VHS.
Geraldo Anhaia Mello foi o principal responsável pela formatação do repórter- abelha no Brasil e marcou definitivamente minha trajetória de video-jornalista.
Hoje, estou triste, muito triste e mas com a certeza de que, assim como na natureza, o abelha Anhaia partiu como um zangão para que a colméia continue viva.
Um beijo camarada . Continue nos inspirando...

4 comentários:

Renata Falzoni disse...

Paulo Castilho:
Agradeço esse post que mostra um pouco da importância que o Geraldinho teve para a nossa profissão. Interessante ressaltar que ele foi um pai da videorreportagem no Mundo, pois quando essa turma do Tadeu Jungle na TV Mix da TV Gazeta, colocou pela primeira vez a videorreportagem na TV, isso era inédito no Mundo.
Bjs
Renata Falzoni

Marcelo disse...

O visionário e sensível Geraldo Anhaia foi o responsável pelo formato abelha no paíz. Uma câmera na mão e a experiência de um jornalista por de tráz dela. Uma perda irreparável

Lesma de sofá disse...

Ele adorava dizer que não era um vídeomaker, mas um troublemaker!
Geraldinho tá fazendo muita falta.
beijão

Bona fidis disse...

Castilho, parabéns por dedicar esta homenagem ao eterno "abelha" Geraldinho Anhaia e relevar a importância histórica do primeiro abelha da República. Um precursor da videoreportagem. Abçs. Davi Molinari

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: