quinta-feira, 17 de junho de 2010

TURMA DE VIDEORREPORTAGEM DO SENAC - JUNHO, 2010

Nas últimas semanas, em que ficou mais complicado arrumar tempo apra escrever aqui no blog DVR, uma das atividades às quais tive que me dedicar bastante foi o Curso Livre de Videorreportagem do Senac. Dou  aulas lá desde 2007, quando recebi o convite da então coordenadora Aidê Rebelo. Desde então, foram três turmas, com esta que termina esta semana.

Sempre é um prazer encontrar gente disposta a aprender o desafio de ser um videojornalista!!!



Desta vez, a turma começou com nove pessoas na lista. Uma delas nunca apareceu.. Outra, Maíra - uma amiga jornalista que acabei reencontrando - saiu por conta de um trabalho que a impediria de cumprir a carga horária do curso. Ficaram sete: Bia, Cássio, Débora, Fábio, Felipe, Luana, Lucas.


Novidades!
A turma deste ano tem apoio de internet na sala de aula, com projeção grande na parede, para todos assistirem. É uma ferramenta muito interessante para mostrar exemplos de VRs disponíveis na rede e no Youtube. Outra novidade é que desta vez tivemos a pariticpação mais expressiva de colegas VRs que se dispuseram gentilmente a comparecer para trocar experiências com os alunos e falar de seus trabalhos.

Entre eles:
Edison Filho (WR da RedeTV!); Antenor Thomé (WR da RedeTV! e VR do Mural do Antena); Rodrigo Leitão (A Noite é uma Criança - Band); Inara Chayamiti e Márcio Neves (ambos da Folha.com);  Jo Miyagui (TV Cultura); Marcelo Guedes (Manhã Maior - RedeTV!) e Carol Thomé (A Noite é uma Criança - Band).

Ponte Aérea SP-AM
Tivemos também a participação virtual do pessoal do Amazonas, fazendo a ponte SP-Manaus. Lá, os jornalistas do jornal D24AM estão explorando muito bem as possibilidades da VR, que promete crescimento para os próximos meses. Como não deu para virem aqui pra baixo, o editor Marcio Noronha e o VR Danilo Egle fizeram suas contribuições com um vídeo gravado especialmente para os alunos, exibido em sala, além de algumas sugestões de VR do canal deles no Youtube (em breve pretendo fazer um posto sobre o trabalho deles). A troca de experiências com certeza foi das mais ricas!

A cada um de vocês, participantes, colegas e alunos, meu sincero muito obrigado!!! 

Infelizmente não temos fotos com os dois primeiros, nem do Marcelo Guedes... Mas as que tiramos com os outros estão postadas abaixo, nem sempre com todos os alunos da turma. Veja:

Á esquerda, Rodrigo Leitão, abraçado à esposa, Michelli.
Ao lado desta, sentada, Inara Chayamiti.

 Márcio Neves, à esquerda.

De camisa branca, Jô Miyagui.

Carol Thomé, (quarta na fileira de cima, apoiada nas minhas costas)
e os alunos com os certificados do Senac.
Siga:
Antenor Thomé (@muraldoantena)
Carol Thomé (@videorreporter)
Inara Chayamiti (@inaracha)
Marcio Neves (@msneves)

D24am (@portald24am)

4 comentários:

Lucas Frasão disse...

Fala Paulo! Tava me divertindo com as fotos aqui e lembrando das boas risadas com o pessoal que visitou a turma. Show de bola conhecer essa galera, tomara que a gente se encontre mais vezes por aí.


Abs e até breve,
Lucas

Danilo Egle disse...

Paulo e "novos VR"
ë um grande prazer poder contribuir com a troca de informações sobre um assunto tão instigante. Há meses temos trabalhado para melhorar o padrão das nossas matérias e todos as produções do gênero nos servem de influência, sobretudo o que é feito pelos profissionais brasileiros que estiveram nas várias palestras do curso.
Parabéns ao Paulo, aos profissionais e aos alunos que vão produzir muito e intercambiar seus conhecimentos e informações!

Até breve!

@daniloegle

Antenor Thomé disse...

Opa!!

Foi um prazer falar com a galera!!!

Um abraço

Cassio disse...

O curso foi muito bom. Pra quem é estudante de jornalismo, como eu, vale muito, pois não está inserido no sistema acadêmico de nenhuma faculdade. Aprendi muita coisa importante. Valeu Paulo! Abraços!

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: