sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Videojornalistas no Salão do Automóvel e Minha Estreia na Folha.com como freela

Esta semana o Salão do Automóvel de São Paulo foi aberto ao público. Foi também a semana de minha estreia produzindo conteúdo para a Folha.com, o portal do maior jornal brasileiro da atualidade.

Ainda não foi desta vez que atuei como videorrepórter, formato que tem atraído o interesse do jornal, mesmo que de forma ainda tímida - apesar de excelentes matérias dos meus colegas @msneves, @inaracha e  @thiagobrizola e André Felipe.

Particularmente, para mim foi um passo importante tornar-me colaborador como câmera (repórter-cinematográfico) ao lado do excelente repórter Ricardo Ribeiro do caderno de veículos, que além de bom profissional é boa gente também!!!

Na foto, ele à esquerda, eu, o ex-piloto Émerson Fitipaldi, e outa colega que também fazia seu debut de freela pra Folha.com na produção de imagens e edição do nosso material. Agradeço especialmente também aos editores Diógenes (Multimídia) e Fabiano (Veículos), que me fizeram o convite de trabalho.
Ao todo, gravamos em dois dias - segunda e terça-feira desta semana, antes que o evento fosse aberto ao público, o que facilita a produção de imagens mais limpas de transeuntes e uma apuração mais direta do repórter com as montadoras.

Fizemos, eu e o Ricardo, várias reportagens em vídeo, entre elas sobre os carros chineses, japoneses, alemães, franceses e esportivos, como na matéria que vc pode assistir abaixo.


Para ver a série completa de matérias do Salão do Automóvel 2010, veja o link no final deste post.

Antes, porém, aproveito para mostrar uma entrada ao vivo que fiz com o meu telefone celular, em eio às gravações para a Folha, entrevistando o lendário piloto brasileiro Émerson Fitipaldi. Ele lançou dois automóveis da GM durante o Salão e falou dos carros com exclusividade para o blog Diário de um Videorrepórter.Veja:


Trabalheira compensadora
Apesar da correria para fazer o trabalho e dos pés cansados de caminhar tanto de um lado para o outro, durante dois dias inteiros, o trabalho compensou! Alguns momentos inusitados revelaram bom humor, o que sempre deixa o trabalho mais agradável. Nas fotos abaixo, dois momentos destes:

O estúdio móvel que eu e o Ricardo improvisamos, no interior de uma saveiro vermelha, para gravarmos os offs isolando-nos do barulho externo inevitável do lugar! Chegava a ser engraçado, mesmo sob intenso calor dentro do veículo, as pessoas passando e olhando o que a gente fazia, sem entender muito bem o que estava acontecendo dentro do carro...

Nesta outra foto, eu estou ao lado do Mr Bean brasileiro, um sózia igualzinho que ficou no estande de uma marca chinesa.

Mural do Antena
Meu caríssimo amigo e videorrepórter Antenor Thomé, do videoblog Mural do Antena, também esteve lá esta semana, mas não conseguimos nos encontrar, pois ele gravou no dia de abertura ao público. Apesar de ser mais tumultuado, ele conseugiu belas imagens e uma edição muito esperta e rica de firulas, no melhor sentido que essa expressão pode ter. 

Antena parece que também produziu uma série de VRs que deve postar ao longo dos próximos dias. Para acompanhar, siga-o no Twitter @muraldoantena. 

Por enquanto, fique com a primeira matéria já publicada e reproduzida abaixo. Para ver o post do Antena na íntegra, veja o link no final deste post.






Um comentário:

Antenor Thomé disse...

Valeu Paulo!!!

Que bom que gostou da matéria. Legal essa sua fase de "entrada' na Folha, logo mais teremos videorreportagens de Paulo Castilho...

Um abraço

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: