segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SANTA TECNOLOGIA! PAPA BENTO XVI, AS NOVAS MÍDIAS E O VIDEORREPÓRTER

Fiquei sabendo por um twitter da revista Época...
(@RevistaEpoca)

Hoje, 28 de fevereiro, o Papa Bento XVI fez um discurso sobre as novas mídias.

Num primeiro momento, mais do que talvez se possa imaginar, tem muito a ver com a existência da videorreportagem e o preconceito em torno dessa profissão, existente há décadas...

Agora, até o Papa - acusado de conservador e retrógrado na visão dos mais liberais - já se deu conta de que precisamos abrir as mentes para entender essa nova realidade digital e suas transformações.

Ao clicar no link e ir para a página com a notícia, alguns trechos me chamaram a atenção.


Repito: isso tem muito a ver com o videojornalismo e o velho e ultrapassado preconceito sobre a existência da profissão, assim como o reconhecimento legal dessa modalidade jornalística por parte das instituições representativas da categoria.

Seguem alguns trechos que achei interessantes. Parecem justificar a necessidade da existência dos videorrepórteres nos tempos digitais em que vivemos.

Veja:



"o papa assinalou que as novas tecnologias não só estão mudando o modo de comunicar, mas também estão propiciando uma vasta transformação cultural. Bento XVI disse que as novas tecnologias estão propiciando um novo modo de aprender e de pensar, assim como uma nova linguagem. 

Bento XVI acrescentou que, por isso, é necessário, de maneira urgente, uma reflexão sobre as linguagens surgidas a partir das novas tecnologias e que o ponto de partida é a revelação", "que nos testemunha como Deus comunicou suas maravilhas na linguagem e na experiência real dos homens, segundo a cultura de cada época". "A fé sempre penetra, enriquece, exalta e estimula a cultura e por isso é preciso escutar a linguagem dos homens de nosso tempo para acompanhar a obra de Deus no mundo", manifestou."


Para ver a matéria da Época na íntegra clique aqui. Abaixo, pra não fugir à regra deste videoblog, coloc um vídeo do ano passado, que achei no youtube, e que fala dessa relação da Igreja com as novas mídias.


Gostou?
Deixe um comentário, ajude a espalhar entre sues contatos e redes sociais!
Volte sempre!

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: