sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Não tem grilo nenhum! Era um gafanhoto pra trazer sorte para este videojornalista...

Hoje de noite, estava em meu quarto tranquilo, quando um enorme gafanhoto entrou voando pela janela. Em princípio, devido ao tamanho e pelo vôo, achei que fosse uma mariposa! Dessas que entram na casa da gente quando faz calor...

Pra minha surpresa, quando me aproximei, notei que o bicho era verde e as asas não tinham formato parecido com o de uma borboleta.  Acho que tinha uns 10 centímetros. Seria um grilo ou um gafanhoto? Enfim, jamais havia visto um desses, assim, tão perto!

A primeira coisa que pensei foi pegar o celular e tirar uma foto (essa ao lado, que ilustra este post).





A associação foi imediata com o Grilo Falante, da história do Pinóquio. Talvez pela cor verde do personagem... que aliás tem um papel muito importante: o da consciência do boneco de pau que quer se tornar menino de verdade. "Mentir é feio!", dizia. E daí em diante, todos já sabemos o que acontece com o nariz do Pinóquio...

Bela simbologia... Mas, lembrei que o grilo faz barulho com umas serrinhas que tem nas pernas: "gri, gri, gri"... Apesar de o grilo falante usar botas, ele não é um gafanhoto!




Bom, por dedução, concluí que o que entrou pela janela era mesmo um gafanhoto...

Não sabia o que faria com ele, já que teria que deitar pra dormir - mais cedo ou mais tarde. Pensei em como faria pra tirar o bicho do quarto... Mas confesso que senti certa aflição de pegar no inseto. E se ele, enorme, voasse pra cima de mim? Lembrei do trauma de baratas voadoras na infância. Me arrepiei...

Mas os gafanhotos são animais mais limpos, que vivem no mato e não no lixo. Liguei o ventilador e me cobri dos pés à cabeça para evitar algum contato com ele de noite... Não consegui dormir. Fiquei pensando que aquilo tinha que ter algum significado especial. Corri para o computador pra dar uma googlada.

Achei um Dicionário de Símbolos de Imagens Oníricas com um  post bem interessante, dizendo que era sinal de sorte - especialmente em períodos de mudança na vida como eu me sinto hoje!

Veja alguns trechos curiosos:

"De acordo com Ted Andrews, o autor de “O Animal Fala”, o gafanhoto é considerado um símbolo da sorte boa, de boa graça, da abundância, e da virtude. Usando seus pés especialmente projetados, move-se pulando e um pulo pode jogar um gafanhoto a distâncias até vinte vezes seu próprio comprimento de corpo!"


"Quando um gafanhoto se apresenta, é porque está próximo um novo pulo para frente em sua vida."


"Quando o gafanhoto locustídeo aparecem para nós estamos sendo pedidos para dar pulo de fé e para saltar para a frente em uma área específica da vida, sem medo...Recorde que a vida se torna somente mais difícil quando nós recusarmos pular para a frente na mágica da mudança."


Resolvi escrever este post pra deixar registrada essa memória e ver o que acontece num breve futuro!


Espero, dessa forma, voltar aqui para contar boas novidades de realizações importantes para este ano de 2011! Abaixo, direto do youtube, coloco dois trechos do filme Pinóquio, da Disney, com o famoso Grilo Falante. 


O filme, de 1940, ganhou 2 Oscars (melhor trilha sonora e melhor canção, por You Wish Upon a Star). Foi minha primeira experiência cinematográfica, o primeiro filme que eu vi no cinema. A sessão foi no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Tinha uns 3 ou 4 anos de idade e acabara de me mudar de Sorocaba, onde nasci, para São Paulo - para onde minha família tinha se mudado. 


Até hoje, eu me lembro da ocasião, o fascínio da telona e o encantamento com aquela história. Essa memória afetiva audiovisual jamais esquecerei! Certamente esse episódio da minha vida contribuiu para minha paixão por videojornalismo.


Sobre os dois vídeos do Youtube com cenas do desenho. O primeiro é o trecho em que a fada madrinha aparece para dar vida ao boneco; o segundo é uma espécie de trailer da história, mas vale especialmente para lembrar da música premiada, que além de bela tem uma mensagem linda de esperança: quando se deseja algo para as estrelas, do fundo do coração, isso acontece! Que assim seja.






Veja a tradução para a versão em Português:
A estrela dos sonhos
Pinóquio
Quando há fé no coração
Tudo podes alcançar
Tua estrela guiar-te-á
Para o teu bem


Ai de nós, sem luz, sem paz
Sem noção do bem e o mal
Sem o bem que crença faz
Ao sonhador


Deus é bom
Não quer mal a ninguém
Só nos quer ensinar
O bom caminho
Na visão de um céu azul
Surge a fé a te animar
Tudo podes desejar
E teu será



2 comentários:

quem alimenta este Blog: O Técnico em Contabilidade, Contador e Blogger Joelson Veríssimo. disse...

Que bom que o gafanhoto é de Sorte!!! rsrsrs

Há dois meses atrás, entrou um gafanhoto aqui no escritório e ficou por uns 3 dias... e não é que o bicho é sorte mesmo? comprei um carro no mês seguinte!

Ontem chegou outro e está me fazendo companhia até agora no trabalho...rsrsrs

Pensei comigo: Já que és de sorte, podes entrar e ficar a vontade Sr. Gafanhoto!

Vamos ver o que a Boa Sorte deste gafanhoto veio trazer...

Anônimo disse...

olá amigos tbm estou com um gafanhoto na cabeça. ele apareceu aqui em casa e ficou dando pulos perto de mim. Estou no aguardo...abraços....
kelny.c@ig.com.br

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: