terça-feira, 15 de março de 2011

ESPM INICIA O CURSO DE PÓS EM JORNALISMO (no mesmo dia em que souberam que eu vinha ao mundo! )

Hoje, 14 de março de 2011, a ESPM inaugurou as aulas do curso de pós-graduação de Jornalismo, com ênfase em direção editorial. E tenho a honra de contar que sou um 40 alunos que compõem a turma de privilegiados para o curso.

Sem dúvida acredito que este seja um privilégio! Com 60 anos de existência, completados agora em 2011, a ESPM tornou-se uma das escolas de comunicação de maior prestígio na América Latina. E o novo curso, como anunciado, se propõe a ser referência para o mercado editorial.

E tem tudo para isso!

A aula magna inaugural foi realizada pelo criador do curso, o jornalista e empresário Roberto Civita - que é presidente do grupo Abril. Antes dele, falaram ao público o presidente da ESPM, José Roberto Whitaker Penteado, o presidente do conselho deliberativo da instituição, Armando Ferrentini, e Eugênio Bucci, diretor da pós em jornalismo.

Claro que eu estava com o meu celular em mãos para fazer alguns registros em vídeo e foto...

Por que decidi fazer este curso?
O time de 15 professores renomados, muitos deles presentes no dia de hoje, é uma verdadeira selecão brasileira jamais reunida em qualquer redação, evento ou curso de especialização (clique aqui para ocnhecer o corpo docente). Além disso toda metodologia de conteúdo (clique aqui para conhecer as matérias) foi moldada no curso de uma das mais importantes instituições de ensino de jornalismo no mundo, a Universidade de Columbia, nos EUA.*

Numa época de convergência de mídias e muitas mudanças no mundo da comunicação, em que há muito para se descobrir, creio que estudar seja fundamental para aliar prática e conhecimento.

Como disse Civita: "Na escola as idéias podem se desevolver num tempo de maturação diferente do mercado." Como exemplos, citou duas referências para o jornalismo atual: a revista Time e o site de rede social Facebook, ambos criados a partir de insights de estudantes empreendedores das universidades de Yale e Harvard, respectivamente.


O Facebook, todo mundo já sabe a história...  Aliás, se não viu o filme, siga a dica dada pelo Eugênio Bucci - diretor da pós - e aproveite que ainda esta em cartaz...

Mas pra quem não sabe da história da Time, ela inventou o conceito de revista semanal de notícias nos EUA no início da década de 20.



Veja abaixo a entrevista que fiz com ele por videocelular:


Veja também a entrevista com o presidente da ESPM José Roberto Whitaker Penteado:


Ah, e se você não viu a transmissão ao vivo que fiz pelo celular para mostrar a sala de aula novinha do curso, aproveite e veja o vídeo a seguir:


*Em outubro de 2010, o professor da universidade de Columbia, David Kettel,  fez uma paletra por ocasão do lançamento do curso de pós da ESPM.
Para assistir e saber mais sobre a parceria entre as escolas, clique aqui.

A propósito...
Aproveitando que blogs premitem uma comunicação num tom mais íntimo e subjetivo, aproveito para repartir uma curiosidade...

Hoje 14 de março, também é uma data importante por um motivo pessoal,  porém não menos especial para mim.

Quando cheguei em casa, depois deste primeiro dia do curso, minha mãe me contou que no dia de hoje - só que no ano de 1976 - ela ficou sabendo que estava grávida de mim! E escreveu uma carta para o meu pai, comunicando que eu estava chegando dali uns meses...

Fazendo um paralelo com o curso da pós em Jornalismo, espero sinceramente, da mesma forma, que ele represente a gestação de uma nova vida para um futuro profissional cheio de realizações.

Pra comprovar, escaneei e publico aqui a carta que minha mãe escreveu a meu pai na data da descoberta!

É só clicar na imagem para ampliar e ler...

Até breve e volte sempre!

2 comentários:

Sonia Nascimento disse...

Paulo, adorei a sua proposta! Brilhante iniciativa. Eu já havia pensado em você para'palpitar' no meu projeto. Acho que este é o futuro do jornalismo. Dinamismo, imagem e conteúdo. Espero que o seu caderninho de dança não esteja cheio. Independente do seu aceite, o que eu puder ajudar, com contatos, e o que mais precisar, conte comigo. Acho fantástico quando alguém investe em seus projetos, mesmo que sejam sonhos! Se assim não fosse, não se tornariam possíveis. E este é o seu projeto, o da ESPM, o meu e de muitos de nós da 1ª turma deesta Pós!

Paulo Castilho - Videojornalista disse...

Oi, Sonia!
Primeiro, quero agradece-la pela visita aqui na página do meu blog, pelos elogios e por compartilhar desta mesma visão de futuro do jornalismo!

Quanta responsabilidade aceitar o seu convite para avaliar o trabalho que vc fará para a pós, hein?!

Mas me sinto honrado. Conte comigo! (mas não espere que eu seja bonzinho...)

Está sendo um prazer fazer parte desta histórica turma, a primeira de um curso que se propõe a ser o melhor para formar jornalistas no país!

Bjão!

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: