segunda-feira, 18 de abril de 2011

VIRADA EM VÍDEO - VIDEOJORNALISTAS INOVAM NA COBERTURA DA VIRADA CULTURAL 2011

No último final de semana, rolou a 7a. edição da Virada Cultural em São Paulo, com 952 atrações apresentadas em 93 pontos da capital paulista.

Um desses pontos foi o Sesc Pinheiros, com intensa programação, mas uma inovação em particular: a "Virada em Vídeo". O projeto feito em parceria com meus colegas videojornalistas Renato Falzoni e Tomaz Cavalieri, da 10e20 Filmes, consistia em captar e transmitir, ao vivo, conteúdo multimídia projetado em nos telões e exibido na web.

A ESTRUTURA
Para colocar o projeto em prática, usamos telefones celulares associados a canais de vídeo online, como Qik e UStream, além um canal de web tv criado na JustinTV, exclusivamente para a transmissão do evento em tempo real.

Até onde tenho informações, a experiência de colocar videojorna-listas para uma cobertura com essa proposta é algo pioneiro.


Por conta dessa mobilidade podíamos estar e mostrar vários lugares e atrações ao mesmo tempo, dando uma certa intensidade na cobertura em tempo real, interagindo com a própria virada.


Além disso, tínhamos uma outra câmera fixa num tripé, em nossa base no Sesc Pinheiros. Misturando essas possibilidades,  conseguimos produzir uma documentação audiovisual interessante do registro das atividades.



BASTIDORES
Veja abaixo uma fotorreportagem que montei e publiquei no meu Facebook para mostrar um pouco dos bastidores e personagens envolvidos nessa iniciativa:


UM RESUMO DA VIRADA EM VÍDEO
Muitas dezenas de vídeos, pequenas pílulas de conteúdo foram geradas nas 12 horas de trabalho.
Abaixo, selecionei alguns vídeos pra dar uma ideia do que foi possível fazer com esse perfil de cobertura jornalística, onde usamos os aparelhos Nokia N95 8G e iPhone.

DANÇA NO LARGO DA BATATA 
A alguns quarteirões de distância do Sesc Pinheiros, no Largo da Batata, aconteceu a primeira atração para cobertura por videocelular. O espetáculo 'Casa de Ar', da Cia. Linhas Aéreas teve uma apresentação maravilhosa que uniu dança e um pouco da magia das apresentações circenses.

ENTREVISTA POVO-FALA 
Com um recurso descoberto por um outro amigo videojornalista, o Rodrigo Leitão (que trabalha na Band, mas não participou desta cobertura) conseguimos também um bom resultado para captação de sonoras do público que prestigiava as atrações do início da Virada.


NO MEIO DA RUA, JUNTO DO POVO!
Saindo do Largo da Batata, seguimos o 'Cortejo Vento Forte' e a arte invadiu as ruas até o Sesc Pinheiros, contagiando o povo por onde passavam. Aqui, a Virada provou sua vocação como um evento popular.


SURPRESAS CULTURAIS
Já no Sesc, o povo estava muito animado! De repente, de algum lugar, surgia uma atração inesperada com o a registrada abaixo e a galera ia atrás, num enorme clima de festa e descontração!

MAS NEM TUDO FOI AGITAÇÃO... 
A apresentação 'Ragas', que aconteceu na piscina do Sesc Pinheiros, era um convite ao deleite da arte! De uma beleza contemplativa incrível, o espetáculo do grupo Ares em parceria com a banda Pedra Branca misturou dança, música, coreografia e luz. Confira:

  

  

  

  

  



BALADA NA MADRUGA
 

Empolgação mesmo, foi quando a madrugada começou a chegar e a 'Virada na Balada' transformou o pátio da frente do Sesc numa autênctica pista de dança, com a apresentação do grupo multimídia Embolex. Olha só:

O SAMBA PEDE PASSAGEM
Já no meio da madruga, desde as 3h, a apresentação das 'Rodas de Samba' - que misturaram representantes de escolas de samba de vários pontos da capital paulista - jogaram para o lado a canseira, contagiando o público que acompanhou a maravilhosa apresentação:


Enfim, estes foram alguns dos vídeos e se você gostou, pode ver muito mais nos seguintes canais na internet:
- Virada em Vídeo no Qik.
- Virada em Vídeo no UStream.
- Virada em Vídeo na Justin TV.

Deixe seu comentário abaixo sobre a cobertura da 'Virada em Vídeo'. Espalhe pelas redes sociais!

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: