quarta-feira, 4 de maio de 2011

DIÁRIO DE UM VIDEORREPÓRTER COMPLETA 3 ANOS DE EXISTÊNCIA! MAS SERÁ QUE OS BLOGS SOBREVIVERÃO?

Não poderia deixar passar esta data em branco!

Dois motivos especiais estarão sempre relacionados para mim, e que me motivam a comemoração e o soprar de velinhas:

- O blog Diário de um Videorrepórter completa 3 anos de existência;

- O aniversário do meu irmão do meio, Ruy Mendes!
Ruy vive viajando pelo mundo desde então... Passou pela Europa, África do Sul, na Índia e depois retornou de vez para a Europa. Na época que inaugurei o blog ele estava em Londres, conforme descrevi no post, onde destaco ainda a admiração pelo lado artístico dele e posto uma foto histórica de um inesperado encontro que tivemos na FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty, registrada em julho de 2007. 
Foi muito bacana aquilo!

Depois da rápida passagem na Inglaterra, foi morar na Espanha, onde vive há dois anos!

Assim, a internet tem sido nesses tempos a forma mais próxima de comunicação entre nós. Ficam aqui, então, registrados os meus sinceros votos de felicidades e sucesso a ele, que está tão longe, de felicidades, saúde e sucesso em mais este novo ano de vida que se inicia para ele!

Quanto ao blog "Diário de um Videorrepórter", foram altos e baixos... Afinal, todo blogueiro sabe, não é fácil manter a regularidade das publicações! 

No ano em que se iniciou, 2008, foram apenas 5 publicações. O blog surgia como uma ferramenta nova, na verdade nascida há uns 10 anos contando de hoje, mas que na época começava a ser melhor explorada para a maioria dos internautas e eu achei bacana! Resolvi entrar nessa onda.

O visual e as ferramentas eram bem diferentes no lançamento. Só a proposta editorial do blog é que já era clara para mim: fazer deste espaço uma espécie de diário de bordo do meu dia-a-dia como videorrepórter, sempre relacionando os assuntos com jornalismo e entretenimento. Na época, produzia matérias para o Metrópolis, da TV Cultura, onde fiquei 3 dos quase dez anos na emissora educativa paulista.

Entre os primeiros posts, todos escritos apenas no mês de maio, destaco também o aniversário de 20 do programa. Foi uma festança com direito a show de Lenine, Mallu Magalhães e Mutantes, todos com foto lá também!

Já o ano de 2009 foi uma negação! Apenas um único postzinho...

Falava justamente do aniversário de um ano do blog, fazia um mea-culpa por não escrever como deveria... Mas sobretudo, enaltecia as possibilidades multimídias das ferramentas digitais como motivo para retomar o fôlego com novas publicações. 

Assim, postei o primeiro vídeo do blog, sobre o projeto Book Crossing, de troca de livros, gravado totalmente com um telefone celular. A ideia até que foi bacana e bem intencionada, mas os novos posts ficaram só na promessa...

Já no ano passado, 2010, pude cumprir a promessa!
Voltei com força total e publiquei 62 posts!

Tá certo que não é muito se comparado aos 365 dias do ano. Mas uma evolução e tanto, em especial se considerarmos a busca de conteúdo original, trazendo sempre pessoas e eventos relevantes do mundo da arte, cultura e jornalismo e que estavam de alguma forma ligados ao meu cotidiano.

Música, teatro, cinema, literatura, trabalhos acadêmicos, viagens, novas tecnologias e vídeos, muitos vídeos, exclusivos principalmente! Foi o ano de consolidar a vocação do "Diário de um Videorrepórter" como um Videoblog.

2011 chegou e estamos aí! só neste ano, até o dia de hoje, foram escritos 36 posts nos primeiros cinco meses do ano. Significa que posso bater a meta alcançada no ano passado... Vamos ver! 

O mais importante para mim é que eu continuei produzindo e publicando: texto, fotos e vídeos! E, modéstia à parte, acho que houve uma evolução de forma geral! Muitas ferramentas que apareceram, ainda não existiam na época em que iniciei o blog. As redes sociais, como Twitter e Facebbok em especial, não eram tão disseminadas como estão hoje.

Existe mesmo até uma discussão sobre o futuro e a sobrevivência dos blogs atualmente. Com a praticidade de escrever numa página de Facebook, por exemplo, confesso que já me questionei: 
"pra que eu vou ter o trabalhão de escrever e publicar um post e depois divulgá-lo no próprio FB, se eu posso fazer isso direto na página dele e compartilhar diretamente com a maioria das pessoas por lá, em geral as mesmas que depois viriam o link de divulgação para o meu blog lá?"
Ainda não tenho a resposta. Acho, por enquanto, que cada caso é um caso... Assuntos que requerem maior aprofundamento acabam ficando melhor no blog que no Face, que é mais breve e instantâneo na comunicação.

De qualquer forma, acho que vale repetir a velha máxima de que uma mídia, quando surgiu, nunca matou as anteriores: isso vale para o cinema, o rádio, a tv, a internet, enfim...

A discussão surgiu recentemente por conta de um artigo publicado no jornal americano New York Times, que afirmou que os blogs estavam perdendo espaço para as redes sociais, como postado pela analista de mídias sociais, Cláudia Valls, no site IDGNow, no início de março deste ano.

Outro artigo interessante sobre esse tema foi escrito num post do blog Ferramentas Blog do professor e blogueiro Marcos Lemos.

Vamos ver e deixar rolar: o próximo ano de existência do "Diário de um Videorrepórter" deverá responder melhor a essa pergunta!

No mais, obrigado a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para que eu criasse e postasse conteúdos por aqui! A gente se encontra na blogsfera!

Por hora e para não perder a linha editorial de um videoblog, deixo vocês com um vídeo viral que tem feito sucesso no youtube e, de alguma forma, diz muito sobre a realidade digital em que vivemos:

Nenhum comentário:

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: