sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Início das aulas de Jornalismo Online na USP/ECA


UM DIA IMPORTANTE PRA MIM!

Estou muito feliz!

É uma mistura de honra, desafio e enorme senso de responsabilidade. 


Afinal, hoje inicio o semestre como professor-assistente do prof. Eugêncio Bucci nas aulas da disciplina de Jornalismo Online na graduação da ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP.

Espero cumprir com empenho e afinco esta nova oportunidade na minha vida!



Fiz a abertura deste post, pouco antes de começar a aula. Dia de rodízio da placa do meu carro. Tive que acordar às quinze pras seis da madrugada. Frio pra c... 

Mas nada podia me tirar o ânimo da estreia. 
E a surpresa foi boa de início: sala cheia! Todo mundo voltando de férias, animados - gás total!



Dezenove alunos no total: a maioria, mulheres, como já é sabido no dia-a-dia das redações e do mercado de trabalho do jornalismo de uns 15 anos para cá. Na classe, dezoito alunos do terceiro ano de Jornalismo estavam presentes na aula inicial da matéria de Jornalismo Online: seis homens e doze mulheres.



O desafio proposto logo nesta aula inicial pelo professor Eugênio Bucci é a criação de um site para estudar o ensino de Jornalismo Online no mundo. Sem dúvida, uma proposta bastante pertinente, visto que entre nós jornalistas - estudantes ou profissionais - esse é o assunto do momento. 

As transformações que o Jornalismo e o profissional da informação estão aí, em plena ebulição. E queremos saber o que está acontecendo e para onde estamos caminhando.

Num momento de onde vivemos o início da revolução digital, da liberdade de expressão e do poder de mídia nas mãos das pessoas, uma experiência jamais vivida antes na história da humanidade.

Muitos são os desafios e muitas as perguntas. Mas dá uma energia e um entusiasmo muito especial olhar aqueles jovens, a primeira geração de jornalistas que nasce em ambiente completamente digital. Acho que eles nunca digitaram numa máquina de escrever... Mas isso é outro assunto!

Foi contagiante ver a troca de conhecimento entre as gerações, nas rodas informais que se criaram e estabeleceram um clima descontraído e envolvimento entre o grupo.


Era pra ter gravado uns vídeos com o celular pra colocar conteúdo multimídia aqui... Mas o aparelho tá com problemas e a bateria acaba descarregando do nada...Mas sou brasileiro e não desisto nunca!


Evidentemente, este blog registrará muito do que acontecer durante o semestre.
Fica aqui meu agradecimento especial ao convite feito pelo professor Eugênio Bucci.
Em breve mais conteúdo e novos vídeos.

Inscreva seu email na coluna ao lado e receba as atualizações gratuitamente!
Obrigado e voltem sempre!

5 comentários:

Calu Baroncelli disse...

Orgulho mais do que válido. Um beijo

Paulo Salgado disse...

Meu amigo, um grande e bom desafio sempre mostram o melhor de nós! Que assim seja. Que mais uma vez você encontre o Bom Caminho, o caminho das grandes façanhas, o caminho que você escolheu lá atrás. Bom Trabalho. Se
precisar de algo, conta com este seu irmão. abracão!

Alexandre Spatuzza disse...

Parabéns Paulo! Muito bom mesmo. Sucesso!

Paulo Castilho - Videojornalista disse...

Calu, Paulinho Salgado e Ale Spatuzza, muito obrigado pelas palavras de incentivo! E obrigado pela torcida! Bjs e abs!

Marina Izidoro disse...

Que notícia boa, Paulo. Sucesso!!!

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: