quinta-feira, 24 de março de 2011

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO - UM RESUMO PARA CONHECER MELHOR ESTA FUNÇÃO

Pesquisando na internet, achei um resumo, feito em power point, sobre arquitetura da informação.

Pra quem não sabe ainda, de forma sintética, esse trabalho é a arte de organizar as informações e como elas devem aparecer no planejamento de um site, a fim de que sejam facilmente disponibilizadas e encontradas pelo público em seu relacionamento com um veículo web.

Apesar de não ser imprescindível para fazer uma videorreportagem, a AI pode ser uma ferramenta importante para o conhecimento geral de um videojornalista.

O fato é que este campo profissional,  tem sido cada vez mais ocupado por jornalistas
- especialmente em meios de comunicação online de veículos editoriais, ou seja, meios jornalísticos que estão na web.

Os webmasters e outros profissionais não-jornalistas, que tradicionalmente exerciam essa função nos veículos, agora assumida pelos jornalistas, continuam com a função para cuidar de outros tipos de sites gerais, como os institucionais e comerciais.

O material  foi escrito no ano passado pelo jornalista Rodrigo Savazoni, da Casa Digital de Cultura.
Foi usado nas aulas de Jornalismo Multimídia da ECA/USP pelos professores Eugênio Bucci e André Deak, cujo blog (Jornalismo Digital) publicou originalmente este material, que republico aqui.




A propósito: a figura que ilustra este post foi encontrada em vários sites, por conta desta pesquisa que estava fazendo sobre o tema. Não sei quem a produziu... Mas de fato ela é ótima para ilustrar o que é a Arquitetura da Informação, por isso republiquei aqui.

Aliás, a republicação, o reaproveitamento, consumir, digerir e reproduzir são ações que se tornam comuns na blogsfera, num mundo que se pressupões democrático e disponível onde tudo parece estar disponível para todos: tanto para os que produzem, quanto para os que reproduzem e até repercutem!!!
Mas isso fica como sugestão para um próximo post.

Até breve!

2 comentários:

Débora Martins disse...

Paulo, muito boa a iniciativa de tratar deste assunto. Diferente de um veículo impresso, um site tem "n" possibilidades de organização e apresentação das informações. Se não é bem feito, fica difícil de navegar e desestimulante. Valeu!

Paulo Castilho - Videojornalista disse...

Legal, Débora, que vc tenha gostado. Na verdade essa não é minha especialidade, como o videojornalismo. Mas me interesso muito por arquitetura da informação, fundamental para atrair e manter a audiência de uma publicação digital.

Bjs
PC

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: