segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Predidente Lula, eu e o Parabéns a você na Buriti Filmes


Cantar "Parabéns a Você" duas vezes no mesmo mês não é para qualquer um!

Que eu conheça, apenas o ex-presidente Lula tem esse privilégio (além de sermos corinthianos - outra característica comum, mas isso é outro assunto)...



Explico:

Videojornalismo e Mídias Digitais: Semana de Comunicação FIAM 2011

Nesta sexta, 28, estive na Fiam para palestrar na Semana de Comunicação 2011.

O tema foi "Videojornalismo e as Mídias Digitais", para alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV.

Quem apareceu por lá e fez uma participação especial foi o Marcelo Guedes, videorrepórter pioneiro da TV brasileira.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

UNIVAP: Blog, Direção de Arte e Videorreportagem

Nesta terça, tive a oportunidade de ir à Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos, para dar uma palestra sobre o tema "Videorreportagem, Blogs e Direção de Arte". O convite foi feito pela professora Hellen Pacheco (ao centro, ao meu lado na foto).

Videorreportagem e Blog são assuntos que tenho maior domínio. Já direção de arte eu até me interesso muito... Mas tenho um experiência muito mais curiosa e intuitiva do que uma expertise mais estudada e aplicada...

De qualquer forma, direção de arte - matéria da professora Hellen - é fundamental para a formação de um bom videorrepórter. Afinal, o diferencial desse profissional depende intimamente de boas noções de composição de imagem para capturar material; de uso de áudio para construir narrativas interessantes na edição; e, porque não, de edição e design para manter um blog atrativo e interessante para a audiência.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Carol Thome Videorreportagem HDSLR - Curso Senac out11

Fotorreportagem da participação da videorrepórter Carol Thomé numa das aulas do curso de videorreportagem do Senac.





Na mesma semana o Antenor Thomé e a Renata Falzoni tabém fizeram participação especial numa das aulas noturnas. O registro editado pelo Marcelo Guedes, publicado no Facebook não permite compartilhamento... Mas segue aqui o link: https://www.facebook.com/photo.php?v=299065263439946

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Videorrepórter Marcelo Guedes no curso do Senac

Acabo de chegar da aula do Curso Livre de Videorreportagem do Senac.

Estamos na última semana de atividades.

Além de editar o material bruto, captado no sábado no Mercadão Municipal, receberemos a visita de alguns profissionais em participações super especiais...

Ontem com Rodrigo Leitão (na foto ao lado, de pé, ao centro); e hoje com Marcelo Guedes!

Confira abaixo os bastidores do Guedes, com algumas fotos e fragmentos de vídeo feitos com a câmera Kodak zi10,  editado Slideshow do Iphoto para posterior publicação no meu canal do Youtube e divulgação em redes sociais.



Na mesma semana o Antenor Thomé e a Renata Falzoni tabém fizeram participação especial numa das aulas noturnas. O registro editado pelo Marcelo Guedes, publicado no Facebook não permite compartilhamento... Mas segue aqui o link: https://www.facebook.com/photo.php?v=299065263439946



Espalhe nas redes sociais, deixe seu comentário abaixo!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Buraco de rua prejudica motoristas em S. Paulo

Um buraco, com cerca de um metro de diâmetro, apareceu no final da noite deste domingo na rua Manoel da Nóbrega, onde moro.

Provavelmente o buraco apareceu por conta das chuvas, que não pararam de cair no final de semana. A água provavelmente se infiltrou no solo, o asfalto não resistiu e cedeu.

Já não é a primeira vez que isso acontece por lá. Desta vez, surgiu quase em frente ao Ginásio do Ibirapuera, no sentido centro bairro, como quem vai sentido parque do Ibirapuera, vindo da avenida Paulista.,

Muitas outras vezes aqui em frente do prédio mesmo já houve interdição para arrumar problema semelhante e até bem maiores do que o de ontem de noite.

Não apenas meu irmão Pedro, que saía da casa da minha mãe, mas outras pessoas acabaram ficando no prejuízo depois de passarem com seus carros pela cratera. Outra vítima foi a colega jornalista e repórter da rádio CBN, Petra Chaves.

Assim que aconteceu o acidente com o Pedro, ele me ligou e pediu que eu descesse com minha câmera para registrar imagens para serem usadas num possível pedido de indenização junto aos órgãos competentes.

Não resisti e acabei produzindo não só as fotos, mas também uma videorreportagem que você vê a seguir:

domingo, 16 de outubro de 2011

Youtube Brasil Vídeos online e Futebol

"O Youtube é o maior site de compartilhamento de vídeos online do mundo.
E o Brasil o maior consumidor de videos online do planeta!"

As informações são divulgadas pelo vídeo "Descubre o Youtube e marque uma goleada", publicado recentemente no canal do Google no Youtube.

A peça faz pare da campanha recém-lançada para criação de parceria com criadores de conteúdo.

Para divulgar a mensagem, a campanha cria uma relação entre a popularidade do site e do futebol entre os brasileiros.

Alguns dados do vídeo, publicado no final deste post:

- São mais de 3 bilhões de visualizações por dia no mundo!

- Ao todo, 48 horas de upload de vídeos por minuto!

- No Brasil, 89% dos internautas brasileiros assistem vídeos na internet, 65% deles no Youtube.

- São 11 bilhões de pageviews mensais só no Brasil - 3 vezes mais o número de pessoas que assistiram à final da Copa do Mundo.

Mas tem mais informações bem interessantes. Veja:

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Videorreportagem no Senac e a TV Colosso - Foto (s) Oficial (is)?!

Ontem, durante a aula do Curso Livre de Videorreportagem do Senac, tiramos a nossa foto oficial da turma - o que inclui até nosso assistente Serginho (de preto à direita da foto).

Ali em cima, da esquerda para a direita: Fabiano Vinagreiro e Ítalo Bosco. Na fileira do meio, as meninas: Juliana Reis, Nathália Finotelli, Tatiana Bueno, Veronika Reichenberger, Elidy Cavalcanti e Raíssa Prado. Logo abaixo: Elias Borges de Lima, eu e Julio Reis.

Tudo é muito corrido, são muitas informações, tudo ao mesmo tempo... Aprender videorreportagem não é fácil. Mas quando você domina a técnica, o trabalho se torna compensador!

sábado, 8 de outubro de 2011

Aniversário com amigos da Buriti Filmes

Completei 35 anos no último dia 06 de outubro!

Sem dúvida uma data importante que eu não podia deixar em branco aqui no blog.

Mas o post sobre a data oficial do meu niver acabou cedendo espaço para a notícia da morte de Steve Jobs, o visionário criador da Apple/Macintosh e dos Estúdios Pixar, um cara  que revolucionou e ajudou a criar nosso mundo digital. (clique aqui para ver ao terminar sua leitura, claro!).

Vídeo do Aniversário
Evidente que eu estava lá com minha câmera, uma nova Kodak HD de bolso que me dei de presente no mês passado.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs é o Gutemberg da Revolução Digital

"Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder" Steve Jobs. 

Eram quase dez horas da noite.

Eu e os alunos do Senac voltávamos de uma pausa durante o segundo dia da Oficina de Videorreportagem, iniciada na segunda-feira.

Do meio da sala, alguém sotou a notícia:

- O Steve Jobs Morreu!

Um momento de pausa.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Turma da Oficina de Videorreportagem do Senac, outubro 2011

Faltou uma aluna... 
Mas esta é a nova turma de alunos da Oficina de Videorreportagem do Senac, iniciada nesta semana.

Ainda vou fazer uma da turma completa e postar em breve...

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: