quarta-feira, 21 de abril de 2010

"SONHOS ROUBADOS", DE SANDRA WERNECK, ESTREIA NOS CINEMAS

Semana passada tive a oportunidade de acompanhar uma junket – pra quem não sabe, são sessões de entrevistas coletivas concedidas a jornalistas – do lançamento do filme “Sonhos Roubados”. O filme estreia nesta sexta-feira nos cinemas de S. Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Guarulhos, Santo André e São Bernardo.

Naquele dia, aproveitei a presença dos atores Nelson Xavier e Ângelo Antônio – que também interpretam juntos o personagem de Chico Xavier, também em cartaz – para repercutir com eles o recente feito histórico de o longa ter se tornado o mais assistido na história do cinema nacional. Tinha visto o filme recentemente e procurava algo especial para falar dele aqui... a oportunidade pareceu-me um presente do além. (Clique aqui depois de ler este post.)

Hoje, por conta da estreia de “Sonhos Roubados” vou falar um pouco mais do filme, que em 2009 foi escolhido pelo voto popular como o melhor longa do Festival do Rio de Janeiro.


Logo que cheguei, uma surpresa inesperada: consegui acompanhar o ensaio que o fotógrafo Anderson Prado fez com as protagonistas para a revista D10, do jornal Diário de S. Paulo. Não resisti e saquei o celular Nokia N95 do bolso para fazer um registro. Assista na janela ao lado:



O enredo e as personagens
Jéssica, Daiane e Sabrina - três garotas adolescentes que vivem na periferia carioca.

As descobertas da passagem para a vida adulta são compartilhadas por elas, que são interpretadas por Nanda Costa, Amanda Diniz e Kika Farias, respectivamente. 

Sexo, relações familiares, dificuldade de arrumar grana pra balada, prostituição, uso de drogas, abuso sexual, namoros e gravidez não-planejada são alguns dos temas abordados.

 
Nanda Costa faz Jéssica, uma garota que luta para manter a guarda da filha que ela teve com um jovem evangélico da comunidade. O papel rendeu a ela o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio de Janeiro do ano passado.







Quem cuida das duas é Horácio, o avô bicicleteiro,
interpretado pelo ator Nelson Xavier.





Amanda Diniz empresta a pele para Daiane, que vive com os tios e acaba sendo abusada pelo marido da tia,
que se recusa a acreditar em tal realidade.





Daiane ainda busca o reconhecimento de um pai ausente,
seu Germano
, vivido pelo ator Ângelo Antônio.


A última da trupe é Sabrina, interpretada por Kika Farias.
A mais tímida das amigas fica grávida do namorado e decide ter o filho, mesmo que não o tenha planejado.




O filme traz ainda a presença dos atores Daniel Dantas e Marieta Severo,  além do rapper MV Bill, que estria nas telonas.

Na foto, a cineasta Sandra Werneck posa junto da atriz Nanda Costa, na sessão de entrevistas coletivas em S. Paulo. 


Para a diretora Sandra Werneck (conhecida pelo filme “Cazuza”) o tema de “Sonhos Roubados” não é inédito.

A cineasta realizou em 2006 o curta "Meninas", um documentário que tratava das mesmas questões expostas agora em sua mais recente obra, eleita como o melhor filme do Festival do Rio no ano passado.
No entanto, ela ressalta que discutir a adolescência do ponto de vista das meninas, com uma visão mais sensível e poética, é coisa difícil no cinema brasileiro - onde, em geral, privilegiam-se as histórias pelo olhar dos meninos.

Veja o trailer de "Sonhos Roubados" abaixo:


Para quem gosta de extras, recomendo ainda uma passadinha no site do filme, muito bem produzido. No link direto, vc cai na página com acesso a conteúdos multimídia como o making of. Clique aqui.

Agradecimentos finais
E para finalizar, agradecimentos especiais aos colegas Assessores de Imprensa da Belemcom, Cláudia e Renato e Maneco, da Europa Filmes. Obrigado também à diretora e todos atores que concederam entrevistas. Sem vocês nada disso seria possível!

Um comentário:

Mariana Soares disse...

Fica muito legal a matéria ilustrada por vários vídeos! Vc sempre manda bem!

Continue navegando por aqui! Assuntos de interesse: